Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Colégio de Amorim (Póvoa de Varzim)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Quatro anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Às famílias dis alunos são incentivadas nos períodos de interrupção letiva a adotarem um dos vasos que se encontram na horta e a serem responsáveis durante esses dias.
Todos os produtos alimentares recolhidos são entregues a alunos e às famílias que mostram interesse.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- surgiram grupos de alunos que quiseram ficar responsáveis pela manutenção da horta;
- surgiu, no Colégio, um novo espaço aprazível e que é muito utilizado pelos alunos nos seus momentos de confraternização;
- algumas aulas realizam-se junto à horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi definido no Conselho Eco-Escolas um calendário para que alunos e professores se organizem na manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A manutenção é feita semanalmente e a prepararação do solo é feita com o apoio da LIPOR que entrega com regularidade o Nutri+.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim que recolhe o material orgânico três vez por semana.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Alfaces
- Maracujá
- Alecrim
- Pimentos Padrão
- Hortelã Menta
- Salsa
- morangos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Sendo a horta, maioritariamente, ocupada por aromáticas, os kg são pouco significativos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Entregues aos alunos interessados.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com a supervisão de um professor ou auxiliar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A professora de Ciências Naturais faz uma monitorização semanal da horta para perceber se há alguma praga, de forma a podermos atuar com prontidão.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta são uma das atividades preferidas dos alunos que têm aulas num espaço diferenciado e onde podem participar na manutenção da mesma.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

amorimeolos.blogspot.com