Herbário da Horta

Escola Básica Frei Gil (Oliveira do Bairro)

Desafio: Herbário da Horta

N.º de participantes:
10

Ano de Escolaridade:
7.º, 8.º e 9.º

Páginas do Herbário:

Memória descritiva:
O presente herbário foi elaborado pelos alunos do 3.º ciclo da Escola Básica Frei Gil do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro.
Relativamente às etapas de construção do mesmo, à medida que as diferentes espécies iam sendo plantadas na horta da escola, retirava-se uma delas e colocava-se a secar, tendo este sido o ponto de partida.
Selecionada a espécie, o primeiro passo foi lavar as raízes (quando a espécie estava completa), retirando-lhe o excesso de terra que se encontrava agarrado. Posteriormente a este primeiro passo, as espécies eram limpas, cuidadosamente, retirando eventuais resíduos ou humidade. Seguidamente foram colocadas uma a uma, de acordo com as várias datas de colheita, no meio de livros e agendas já em desuso, tendo-se recorrido a outros livros que se colocaram por cima para que fizessem o efeito de prensa. A operação foi sendo repetida, à medida que vinham espécies novas. O processo de secagem das várias plantas foi realizado na sala de aula e iniciou-se em novembro de 2022.
A grande maioria das espécies que constam do herbário foram retiradas da horta da escola. Algumas são provenientes de viveiros dos familiares dos alunos, os quais facultaram também algumas das espécies que se plantaram ao longo do ano na horta da escola. Algumas das espécies aromáticas que constam do herbário, provenientes da escola, não foram plantadas este ano letivo, como é o caso do louro, do rosmaninho, do alecrim, dos orégãos e do tomilho, uma vez que são espécies com um período de vida e de desenvolvimento totalmente diferente das restantes espécies hortícolas sazonais. No total foram secas 20 espécies, a saber: cenoura, cebola, alho, alface, beterraba, batata, tomate, fava, ervilha, couve galega, morango, aipo, salsa, coentros, tomilho, orégãos, alecrim, rosmaninho, limonete e louro.
À exceção da ervilha, da fava, da couve galega e do limonete, todas as espécies que constam do herbário (incluindo a batata) foram cultivadas ao longo do ano letivo na horta da escola. As espécies referidas (ervilha, fava, couve galega e o limonete) vieram de hortas de familiares (avós) dos alunos, uma vez que este ano as mesmas não fizeram parte da nossa horta escolar, apesar de todas elas, à exceção do limonete, terem feito parte da mesma no ano letivo anterior.
A par do processo de construção do herbário, em sala de aula desenvolveu-se um trabalho de pesquisa, não só do binome latino de cada uma das espécies, mas também de outras informações, como origem das espécies, utilidades, benefícios, etc., de modo a que os alunos ficassem com informação complementar sobre cada uma das espécies que constituem o herbário. Todo o processo foi acompanhado e monitorizado pelos professores envolvidos.
Numa fase final, maioritariamente desenvolvida ao longo do mês de maio, construi-se o herbário propriamente dito, retirando as espécies por ordem cronológica de secagem e colocando-as na página do herbário correspondente (já previamente elaborada), identificando, com as devidas legendas, as partes que a constituíam.
A atividade foi apresentada a todos os alunos do 3.º ciclo, tendo o projeto sido abraçado por vários alunos dispersos pelas diferentes turmas da escola. No entanto, a participação foi maioritariamente concentrada nos alunos que beneficiam de Adaptações Curriculares Significativas, ao abrigo do D.L 54/2018 e como tal, têm um currículo adaptado, no qual se incluiu como estratégia de aprendizagem a dinamização deste projeto. Deste modo, muitas das tarefas ficaram a cargo destes alunos, orientados e acompanhados pela docente de educação especial, em articulação com os docentes dos respetivos Conselhos de Turma.

Registo fotográfico: