Segredos da Horta

Escola EB 1, 2 e 3 ciclos Professor Carlos Teixeira (Fafe)

Desafio: Segredos da Horta

Ano de Escolaridade:
8ºAno

N.º de participantes:
25

Fotografia/ficheiro de imagem da(s) ilustração(ões):

Descrição dos vários passos a seguir para pôr em prática a dica/truque:
Fez-se uma mistura de borras de café ,solo, restos de frutas e legumes e aparas de relva de forma a existir uma boa relação carbono e azoto e colocou se no buraco. O motivo pela qual se optou pelas borras de café é que este adubo pode contribuir para um bom crescimento das plantas.
Nas aulas experimentais de Ciências Naturais, foi estudada as propriedades dos solos (permeabilidade e porosidade) . Com 3 amostras de solo ( areia, argila e substrato vegetal) e observada as respetivas propriedades procedeu se a uma sementeira de carvalhos, usando o substrato uma vez os carvalhos não toleram solos compactos ou demasiado soltos .

Memória descritiva:
Os alunos manifestaram muito interesse e empenho nesta atividade. Numa das aulas de atividades laboratoriais procedeu se ao embelezamento dos espaços envolventes/plantação as plantas aromáticas foram adquiridas numa empresa de plantas aromáticas biológicas e transplantadas para um dos espaços envolventes. As espécies escolhidas foram: Tomilho- Limão (Thymus citriodoru) e o Tomilho Bela-luz (Thymus mastichina). O espaço entre plantas foi de aproximadamente 23 cm e a uma profundidade de 20cm.
Para avaliar a influência dos fatores abióticos (luz ,humidade e temperatura) na germinação do feijão foram realizados 3 experiências para avaliar cada um dos fatores. Os alunos registaram/monitorizaram o desenvolvimento do feijão durante um mês.