Segredos da Horta

Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

Desafio: Segredos da Horta

Ano de Escolaridade:
11ºM e 10ºM

N.º de participantes:
30 alunos

Fotografia/ficheiro de imagem da(s) ilustração(ões):

Descrição dos vários passos a seguir para pôr em prática a dica/truque:
1º passo- Escolher o local mais propicio à plantação da nossa horta pedagógica.
2º passo- Após procedermos à escolha do local para a execução do projeto/ horta, começámos pela limpeza e remoção de ervas daninhas, folhagens, ramos velhos e poda de arbustos e árvores.
3º passo- Preparámos a terra para cultivo, cavando a terra, alisando e fertilizando a mesma com composto orgânico.
4º passo- Escolhemos os legumes, vegetais, leguminosas e restantes hortícolas que pretendíamos cultivar consoante o espaço que sobrou após a limpeza da área.
5º passo- Procedemos às plantações e respetiva rega das ervas aromáticas e hortícolas.
6º passo: Com materiais recicláveis (exemplo: garrafas de plásticos, garrafões, caixas de ovos, canas, etc...) fizemos proteções para os legumes mais sensíveis, protegendo-os das condições meteorológicas adversas, construímos estruturas se suporte para os legumes se guiarem no crescimento e germinámos plantas que depois transplantámos para o terreno.
7º passo- Manutenção da horta com rega, combate contra alguns infestantes (ex: piolho da faveira) com cinza, pulverização com infusão de urtigas brancas e cascas de bananas (para fertilização), limpeza e remoção de ervas daninhas que vão crescendo.
8º passo: Colheita de hortícolas e sua confeção/utilização na cozinha pedagógica e aulas práticas do curso de Cozinha e Pastelaria.
9º passo: Apresentação de pratos no Restaurante Pedagógico utilizando os produtos da nossa horta.

Memória descritiva:
O projeto Segredos da Horta foi um desafio lançado aos alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria, com um conjunto específico de objetivos a serem atingidos de modo a elucidar e educar os nossos alunos para a importância da utilização de produtos biológicos, com qualidade, salubridade e acima de tudo frescura na confeção dos diversos pratos dentro da cozinha.
Com este projeto pretendia-se que os alunos percebessem quais os processos que os alimentos passam até chegar às nossas cozinhas para serem manipulados, preparados e confecionados.
É cada vez mais importante mostrar o estado de frescura, as condições de conservação, as diferenças em termos de sabor de alimentos cultivados num processo "caseiro", cumprindo os tempos necessários e respeitando o produto, daqueles cultivos em massa em que a presença de produtos fitofarmacêuticos que aceleram o crescimento e desenvolvimento do alimento tornando-o muito bonito, mas muito artificial e pouco saudável.
Como comprovado pelas fotos submetidas (temos muitos registos fotográficos), apresentámos as diferentes etapas, desde a plantação, os cuidados, a manutenção, a colheita e a confeção de pratos com produtos hortícolas oriundos da nossa horta pedagógica.
Nota: Desafio coordenado pela professora Liliana Oliveira.