Segredos da Horta

Escola EB1/JI da Rinchoa (Sintra)

Desafio: Segredos da Horta

Ano de Escolaridade:
Todos os anos de escolaridade do 1.º ciclo

N.º de participantes:
184

Fotografia/ficheiro de imagem da(s) ilustração(ões):

Descrição dos vários passos a seguir para pôr em prática a dica/truque:
Estas dicas foram muito relevantes no desenvolvimento da atividade.
Criamos etiquetas e placas de sinalização porque são muito úteis para identificar as plantas e assegurar que os alunos sabem onde as plantas estão situadas.
Utilizar regos na terra porque tornam a rega mais eficiente.
Germinar as sementes na sala em copos de cortiça, por exemplo, e só depois de germinarem colocá-las na terra da horta.
Regar os agriões e os feijoeiros com muita frequência.
Se necessário utilizar estacas para segurar os feijoeiros.
Remover semanalmente as espécies invasoras, que têm um ritmo de crescimento muito acentuado pelo que podem dominar as espécies que plantamos.

Memória descritiva:
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA ATIVIDADE
Durante as semanas de 21 de fevereiro a 31 de maio, decorreram as atividades Segredos da Horta, que tiveram como objetivos:
Aprender a manter uma horta biológica;
Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas;
Partilhar com as restantes escolas os segredos de uma horta saudável;
As atividades da Horta Biológica tiveram como participantes, toda a comunidade educativa da escola da EB1/JI da Rinchoa, em articulação, 1ºciclo, AEC e BCRE.
Foram elaborados um conjunto de ilustrações/fotografias que representam o segredo da horta e os vários passos a seguir para o concretizar..
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE
Cada professor procedeu à avaliação das atividades com os seus alunos.