Segredos da Horta

Escola EB1/PE do Jardim da Serra (Câmara de Lobos)

Desafio: Segredos da Horta

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar

N.º de participantes:
19

Fotografia/ficheiro de imagem da(s) ilustração(ões):

Descrição dos vários passos a seguir para pôr em prática a dica/truque:
Para manter uma horta em modo de produção biológica, mesmo pequena, exige muito trabalho e uma constante atenção à saúde do solo, para proporcionar nutrientes nas proporções corretas aos produtos nela produzidos. Alguma carência no solo, reflete-se logo no crescimento e desenvolvimento das hortícolas. Existem de facto muitos pequenos segredos para manter uma horta bio saudável, deste a consociação de plantas, a plantação de flores ornamentais, as ervas aromáticas, as ervas daninhas nas bordas do terreno de modo a ajudar o agricultor nas suas tarefas atraindo insetos variados que se combatem para a sua sobrevivência, libertando as plantas hortícolas de pragas.
O composto é outro dos ingredientes fundamentais de uma horta saudável.
Para um composto mais rico e equilibrado podemos usar todos os resíduos de cascas dos produtos alimentares com destaque para as cascas de banana, as cascas de ovos e as borras de café.
Para o concurso Segredos da Horta a sala Azul optou por recolher a borra de café das lojas de comercio local. Esta borra de café era atirada ao lixo indiferenciado, até então. Este descarte liberta gases tóxicos para a atmosfera, como o metano. As quantidades de borra de café descartadas são enormes e não existe uma companha para alertar para o problema.
Em contrapartida esta borra de café é um produto altamente benéfico para a fertilização do solo, além de assumir também outras funcionalidades na horta e nas plantas em geral, como por exemplo repelente de determinados seres vivos que coabitam no solo, como as lesmas os caracóis e as formigas. As borras de café são ricas em Azoto, um dos macronutrientes, em Fósforo e Potássio, nutrientes primários. Contem também nutrientes secundários como o Cálcio e o Magnésio. Todos estes nutrientes favorecem a acidez do solo, ajudam a manter a permeabilidade, a drenagem do solo e a sustentar microrganismos benéficos ao desenvolvimento das plantas.
As lojas de comercio aceitaram com agrado esta recolha e colaboram com a escola.
No maior café da localidade, recolhemos o café diariamente, nos outros estabelecimentos de menor dimensão recolhemos uma vez por semana.
As crianças acolheram esta atividade com grande entusiasmo e foi necessário organizá-los e orientá-los para cumprirem as suas tarefas com ordem e eficiência.

Memória descritiva:
O primeiro passo para pôr em prática este trabalho foi sensibilizar as crianças sobre a importância de manter um solo bem alimentado/fertilizado para as plantas poderem crescer. Daí partimos para o desperdício das borras de café nos estabelecimentos que todos conhecem e frequentam.
Depois de contactar os gerentes dos estabelecimentos um dos quais encarregado de educação de uma criança da nossa sala, avançamos para a recolha do produto.
Logo de seguida espalhamos a borra de café diretamente nas plantas, porque podem receber o produto em doses controladas diretamente.
Com as quantidades a aumentar diariamente passamos a colocamos as recolhas de borra de café no compostor para enriquecer o composto.
Posteriormente elaborámos um livro com este registos.