Segredos da Horta

Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo (Oliveira do Bairro)

Desafio: Segredos da Horta

Ano de Escolaridade:
Ano e escolaridade 5, 8 e 9º ano

N.º de participantes:
4

Fotografia/ficheiro de imagem da(s) ilustração(ões):

Descrição dos vários passos a seguir para pôr em prática a dica/truque:
1. Cascas de ovo- enriquecedor do solo e repelente de lesmas/caracóis
Descrição dos vários passos a seguir para pôr em prática a dica/truque:
1º recolher as cascas de ovos
2º triturá-las em pedacinhos bem pequenos
3º deitar junto das plantas
2- Cinza- como repelente de lesmas e caracóis
Descrição dos vários passos a seguir para pôr em prática a dica/truque:
1º recolha da cinza
2º deitar junto das plantas e um pouco por todo o solo da horta
3- Uso das Borras de café
1º recolha das borras de café (de cápsulas e de uma pastelaria das imediações da escola)
2º retirar o café das cápsulas, e misturar com o restante proveniente da máquina.
3º Deitar diretamente no solo, junto das plantas ou juntar ao compostor, funcionando como um resíduo verde
4- uso de cravos túnicos como repelentes:
1º sementeira dos cravos em sala de aula
2º transplantação destes para a horta
5- Uso de garrafões como pequenas estufas
1º angariação de garrafões de água junto da comunidade escolar
2º preparação dos garrafões (corte do fundo) e preparação das estacas que os segurariam
3 colocação dos garrafões a servir de estufa a alfaces recém-plantadas

Memória descritiva:
1-Memória descritiva: uso das cascas de ovo
As cascas de ovo eram recolhidas pelos alunos e também fornecidas por uma pastelaria na imediação da escola. Depois de secas eram trituradas em pequenos pedaços, os quais eram colocados diretamente no solo, à volta de plantas servindo como fonte de nutrientes, enriquecendo o solo ou para controlar as lesmas e caracóis.
2-Memória descritiva: uso da cinza
Para afastar as lesmas e caracóis que teimavam em roer os nossos repolhos, também recorremos à cinza das nossas lareiras que espalhamos em torno das couves, servindo também como fertilizante.
3- Memória descritiva: uso das borras de café
O café, uma parte significativa retirada das cápsulas que os alunos traziam de suas casas, outra, proveniente diretamente de uma pastelaria próxima da escola era preparado, sendo o das cápsulas retirado pelos alunos e misturado com o que provinha da pastelaria. Depois era só espalhar no solo junto das espécies, funcionando como fertilizante e ao mesmo tempo afastando pragas. Os excessos eram colocados no compostor, servindo de matéria verde.
4- Memória descritiva: plantação de cravos túnicos junto da horta
Os cravos túnicos emitiam um aroma caraterístico o qual afastava insetos prejudiciais e as suas flores de cores fortes atraíam as abelhas que são extremamente importantes na polinização.
5- Memória descritiva: uso de garrafões como pequenas estufas
Quando a geada chegou tínhamos acabado de plantar alfaces na nossa horta. A reduzida resistência desta espécie às baixas temperaturas fez com de procurássemos uma forma de as proteger – a solução foi arranjar mini estufas individuais para cada planta, as quais foram concebidas com recurso a garrafões de água vazios que havia por casa de todos nós!