Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Jardim de Infância e EB do Prado (Vila Real)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de 19 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

135 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

123

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitadas e muitas vezes voluntariamente. Colaboram regularmente com resíduos orgânicos para a compostagem e alimentos para os nossos animais. Participam nos eco-sábados para colaborarem nos trabalhos mais pesados relacionados com a horta como revolver o composto ou espalhá-lo na horta. Oferecem os animais no início de cada ano, 4 de outubro, dia do animal e participam nas feiras adquirindo os nossos produtos ou mesmo ajudando a vende-los. Oferecem alfaias agrícolas, plantas e fardos de feno. Estão sempre recetivos para as nossas propostas e disponibilizam-se estando sempre presentes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Temos uma escola nova, requalificada devido ao trabalho desenvolvido em que a horta biológica é protagonista. A nossa escola sempre foi procurada pelos encarregados de educação agradados pelas boas práticas realizadas e divulgadas pela comunicação social. Por isso a autarquia em vez de fechar a escolar como estava previsto, decidiu intervir e requalificá-la. Os alunos gostam de participar nas atividades e empenham-se com entusiasmo, adquirindo conhecimentos e aprendizagens significativas. O respeito pela natureza está presente nas suas atitudes e comportamentos assim como outros valores de cidadania. Todos acabam por provar e gostar de legumes porque o processo da cadeia alimentar é vivenciado por cada um.Temos além da horta, um pomar, uma pequena vinha e um olival. Temos uma casa na árvore onde as crianças observam a biodiversidade e um charco com vida para conhecerem as metamorfoses de alguns anfíbios e outros animais que aqui habitam.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as turmas participam, uma semana por mês cada uma. São quatro turmas do 1º Ciclo e uma do pré-escolar. Na 1ª semana do mês é o 1º ano que alimenta os animais e supervisiona a horta, na 2ª o segundo ano e assim sucessivamente até ao quarto ano. O pré- escolar participa diariamente no final do lanche levando as cascas da fruta e os baldinhos que trazem de casa para deitarem no compostor ou distribuir pelos animais. Há dias específicos, comemorativos em que todos os alunos participam na horta ou estipulados para evitar cruzamentos e possíveis contágios por causa do coronavírus.

7. Como é feita a preparação do solo?

Todos os anos o solo é limpo e adubado com composto produzido no ano anterior. Este ano a horta foi ampliada e, como o espaço anterior tinha sido o parque infantil, pedimos uma camioneta de terra à autarquia que adubamos com o nosso composto e estrume de cavalo que uma mãe disponibilizou e foi espalhado pelos encarregados de educação num eco -sábado. Pedimos um motocultivador que ajudou a envolver o composto na terra enquanto a lavrava. Arrancamos ervas e plantas mortas, sachamos e limpamos todo o espaço. As crianças colaboram em todo o processo e envolvem-se com entusiasmo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Todos os dias as crianças responsáveis trazem de casa o baldinho com resíduos orgânicos para os nossos compostores. Juntamos as cascas da fruta dos nossos lanches e da sobremesa do refeitório para fazer compostagem. Colocamos diferentes resíduos em camadas alternando verdes com castanhos que remexemos com frequência para arejar e acelerar o processo. Deitamos além de cascas de fruta, borras de café, cascas de ovos, ervas das infusões, restos vegetais, relva, palha, cinza, serrim, resíduos das galinhas,patos e coelhos, folhas secas das muitas árvores do recreio, entre outros.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Depende das épocas mas temos sempre plantas aromáticas e flores na orla, a toda a volta da cerca, para atrair os insetos auxiliares que ajudam a combater as pragas e polinizam: alecrim, alfazema, rosmaninho, salva, funcho,tomilho, cidreira, hortelã, poejo, oregãos, salsa, manjericão, cebolinho, entre outros; flores: calêndulas, phlomis, lírios, goivos, amores perfeitos, prímulas;cravos túnicos, ervilhas de cheiro; girassóis, santolina, erva de S.João, coroas de S. José; tulipas, jasmim; papoilas, cosmos, borragem, arruda, entre outras. Também temos árvores e arbustos de fruto: framboesas, groselhas,morangos, amoras, cerejeiras, ameixoeiras e uma pereira. No pomar temos muitas mais: laranjeiras, limoeiros, amendoeiras, romãzeiras, figueiras, macieiras, pereiras, nogueiras, amendoeiras, avelaneiras, pessegueiros, entre outras. Este ano também criamos uma vinha com 10 videiras e um pequeno olival com 9 oliveiras. E depois temos as hortícolas na horta e na estufa: couves variadas, cebolas, alhos, batatas, favas, ervilhas, rabanetes, beterrabas, alho francês, acelga, cenoura, rabanete, alface, rúcula, espinafre; e daqui a pouco as abóboras, milho, pimento, pepino , tomate, feijão verde, entre outros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Muitos kilos, porque ao longo do ano fazemos diferentes colheitas que vamos vendendo ou em feiras ou individualmente à comunidade. Se forem só produtos agrícolas talvez 30kg. Mas como também vendemos ovos e coelhos aí o peso é muito superior! Este ano criamos cerca de 40 coelhos que vendemos aos 3 meses, com cerca de 2kg cada um. Alimentam-se com produtos da horta ou excedentes que um supermercado doa, além da ração que comem sobretudo ao fim de semana.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns são usados em atividades de culinária na escola e consumidos pelas crianças.Os outros, a maioria são vendidos em feiras ou levados pelas crianças para os pais que os solicitam para que, com o dinheiro possamos adquirir rações para os nossos animais ou alfaias agrícolas que a escola precisa. Alguns amigos da escola, através da página do Facebook e das fotografias publicadas, solicitam os nossos produtos para consumir. Os que espigam ou já não estão em condições para consumir, deitam-se aos nossos animais,

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos três depósitos que recolhem a água da chuva onde as crianças enchem os regadores para regar a horta, estufa e pomar. Tem chovido pouco por isso a água tem sido da torneira. São as crianças responsáveis ao longo de cada semana que regam a horta na hora do recreio. No Verão faz-se logo de manhã por ser mais fresco ou no final da tarde para a terra aguentar a humidade durante a noite.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, diariamente. Como todos os dias a horta é trabalhada, verifica-se se há ou não pragas e regista-se no Diário de Grupo na coluna do "Acho Mal" se forem detetadas. Na coluna do que "Queremos Fazer" regista-se que as queremos combater e vamos investigar a forma biológica de as combater. Já foram detetados pulgões nas favas e as crianças fizeram sabonária com sabão rosa que rasparam e deixaram de molho e depois colocaram num pulverizador que têm aplicado quando vão cumprir as tarefas na horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Aparecem com frequência lesmas que tentamos combater com cascas de ovos ou cinza que espalhamos à volta das alfaces e couves. Lagartas nas couves e piolhos nas favas. Temos muitos ninhos, comedouros e bebedouros para aves que ajudam a comer algumas destas lagartas e hóteis de insetos onde habitam joaninhas que combatem os pulgões. Ajudamos com solução de água e sabão azul ou rosa e com chorume de urtigas. Também temos à volta de toda a horta muitas plantas aromáticas com flores que atraem insetos auxiliares que ajudam a combater estas pragas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Coelhos, galinhas e patos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Realizamos uma feira de outono junto ao muro da escola onde participaram cerca de 1000 pessoas, entre alunos, familiares, professores, funcionários, parceiros Eco-Escolas, entidades oficiais, comunidade em geral. Foi no dia 15 de outubro, véspera do Dia Mundial da Alimentação para promover uma alimentação saudável onde se incluem os produtos biológicos da nossa horta, os nossos animais e outros produtos endógenos. Os pais das nossas crianças ajudaram nas vendas e os meninos mais velhos faziam os trocos. Tivemos 5 tendas, uma para cada turma para não quebrar as bolhas. A cerimónia começou com as crianças a cantar canções alusivas à efeméride e depois o Presidente da Junta fez a inauguração da feira e todos os visitantes puderam adquirir os seus produtos. A comunicação social também esteve presente e fez uma reportagem que saiu no jornal. O Agrupamento fez uma sessão fotográfica que publicou na sua página. Havia caldo verde vendido à tigela com couves da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Participamos na feira organizada pela Câmara Municipal realizada na Praça do Município em Vila Real, para as escolas do concelho,num sábado, dia 27 de novembro. Estiveram presentes professores, funcionários, crianças da nossa escola com as suas famílias, crianças e famílias das outras escolas, comunidade em geral com cerca de 2000 pessoas que iam e vinham consoante a sua disponibilidade. Além das bancas de cada escola, a nossa tinha três atelies porque além dos produtos da horta e dos animais, tínhamos outro com artesanato de Natal e outro com comida, compotas, bolachas, bolos caseiros, café e infusões com as ervas aromáticas da nossa horta. Também havia animação com grupos musicais e dança.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

O Jardim de Infância trabalha muito a Área do Conhecimento do Mundo e utiliza a horta para as crianças fazerem descobertas e aprendizagens significativas. Nestas fotografias está a proporcionar as crianças a identificação de diversas plantas através dos sentidos. Com os olhos fechados e utilizando apenas o sentido do olfato, identificam plantas aromáticas. Com o tacto identificam a Borragem porque é áspera e as folhas têm picos. Quando colhemos as alfaces tiveram oportunidade de as provarem no refeitório, usando o sentido do gosto ou paladar. Os alunos do 4º ano mediram a horta para acharem a área e o 1º ano está a estudar as sementes para fazerem sementeira. Somos notícia no jornal por usarmos a horta como sala de aula.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Por causa da horta, do programa Eco-Escolas e de todo o trabalho que temos desenvolvido, a EB do Prado é reconhecida pelas boas práticas ambientais e muito procurada pelos Encarregados de Educação. Sendo assim, a Autarquia deixou de ponderar encerrar a escola como estava previsto e enviar os alunos para um centro escolar na cidade e candidatou-se a um fundo europeu para requalificar a escola que ficou concluída este ano. Todos os anos fazemos uma visita de estudo com todos os alunos e a despesa é suportada com a verba angariada nas feiras de outono ou ao longo do ano com produtos da nossa horta.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/luisa.fernandes.9847