Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária Fernão do Pó (Bombarral)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

46

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento; Português; Inglês; Matemática; Ciências Naturais;Educação Visual e Educação Tecnológica.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

110

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Um encarregado de Educação ajudou na preparação do terreno, outros encarregados de educação têm colaborado com produtos para plantar e cultivar, com cinza e borras de café para colocar no terreno.
Uma Encarregada de Educação, preparou Peixinhos da Horta com o feijão verde cultivado na horta, tendo proporcionado um momento de degustação muito divertido entre os alunos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em cinco parcelas, correspondente ao número de turmas de 6.º ano. Cada turma trata da sua parte, embora por vezes haja entreajuda por parte dos vários alunos. Foi feito um escalonamento para regar e verificar a horta com regularidade ao longo da semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno escolhido apresentava muitas pedras, ervas e lixo resultante ainda das obras efetuadas na escola. Os alunos das várias turmas fizeram uma limpeza do terreno, removendo o maior número possível de pedras e restante lixo. O Encarregado de Educação de uma aluna disponibilizou-se para remexer o terreno com uma máquina e de seguida foi necessário fazer mais uma limpeza. misturámos terra preta e juntámos algum fertilizante resultante da compostagem efetuada na escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem começou a ser feita no final do ano letivo anterior, com um compostor já existente na escola. Para isso temos tido a colaboração das funcionárias da cozinha que colocam lá as cascas de fruta e batatas. O funcionário responsável pelo arranjo da parte relvada, coloca lá a relva cortada e troncos.Os alunos e professores de tempos a tempos verificam e colocam um pouco de água.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces; couve portuguesa; couve roxa; tomate; morangos; salsa, coentros; alho francês; cebolinho; Fisális.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Conseguimos apanhar cerca de 2 Kg de feijão verde.
1 Kg de couves.
1,5 Kg de alfaces.
Os restantes produtos ainda estão em crescimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Com o feijão verde fizeram-se Peixinhos da Horta que os alunos puderam comer.
As couves e as alfaces foram vendidas a professores e funcionários.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos fizeram um escalonamento para regar a horta quando não chove. Uma das turmas fez em Educação Tecnológica, um sistema de rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todas as semanas é feita a monitorização da horta por parte dos alunos e professores. Utilizamos as borras de café que nos guardam no bar e cinzas que os alunos levam de suas casas, por causa dos caracóis e lesmas. Não tivemos até agora outras pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Em Português aprenderam a consultar o Borda D´Água e em Educação Visual, estão a fazer um calendário ilustrado com as culturas em cada mês. Em Educação Tecnológica estão a fazer um espantalho e prepararam uma vedação para colocar na horta.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos do 6.ºD realizaram com a colaboração das disciplinas de Português e Educação Visual um calendário ilustrado, inspirados no Borda D´Água. Nesse calendário foram indicadas as principais culturas a colocar em cada mês nas hortas e jardins e provérbios relacionados.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Preparação de uma vedação para a horta nas aulas de Educação Visual, pelos alunos do 6.ºD e construção da rega gota a gota pelos alunos do 6.ºE nas aulas de Educação Tecnológica.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Degustação de Peixinhos da Horta confecionados com o feijão verde recolhido pelos alunos do 6.ºE.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: