Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária de Emídio Navarro-Viseu (Viseu)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de um ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

24 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos conhecem o tipo de plantas comestiveis e ornamentais;
Sabem a época da sementeira/plantação e da colheita;
Reconhecem/distinguem os termos “plantar” e “semear”.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta tem uma pessoa responsável que divide tarefas: alunos "mais autónomos” sacham, mondam e ajudam na plantação. Os alunos com dificuldades motoras e/ou cognitivas acentuadas colacam as ervas daninhas em sacos, enchem os regadores da água.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiro arrancam -se as ervas daninhas com as mãos ou sachos. Depois cava -se a terra com sachola e alisa -se com ancinho. Na plantação utiliza -se estrume de cavalo, uma vez que ainda não há composto resultante da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

8.1. Excedentes de hortaliça produzida na horta, relva cortada, folhas caídas das árvores, borras de café resultantes dos 2 bares da escola e ainda alguns resíduos orgânicos (cascas de fruta, batatas e de cebola, restos de vegetais ) que alguns elementos da comunidade educativa, mobilizados para a causa, levam.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomates, pimentos, couve roxa, couve coração, fava, couve galega, couve troncha, cebola, xuxu, alface, beterraba e feijão.
Ervas aromáticas (salsa, hortelã, alecrim, alfazema)
Flores (tulipas e jarros).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A monitorização é feita 2 a três vezes por semana, nos dias mais quentes e, sempre que possível, utiliza-se a água da chuva recolhida.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente é monitorizada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Só das lagartas da couve galega. Utilizou -se água de urtigas demolhadas durante dias.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Auxilio a famílias carenciadas.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os produtos são colhidos e entregues às famílias dos alunos que participam no seu cultivo e que são mais carenciados. A colheita acontece sempre que os produtos estão prontos para ser consumidos. O número de famílias é variável e depende da quantidade de produtos, mas 2 ou 3, uma vez que a dimensão da horta é pequena.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: