Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8

2. Área aproximada da horta (m²):

400

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática, Estudo do Meio, Português, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

250

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Plantações sazonais, compra/venda de produtos da horta e construção de elementos para a horta. Destaca-se o envolvimento das famílias na plantação de árvores de fruto, na aquisição e confecção dos produtos cultivados, bem como na dinamização e na participação de workshops no âmbito da Horta Bio, das Plantas Aromáticas & Medicinais e da Alimentação Saudável & Sustentável.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Com o desenvolvimento da nossa horta, os alunos têm sensibilizado os familiares para a agricultura biológica, que têm desenvolvido pequenas hortas em casa.
A horta tem permitido contextualizar e concretizar diferentes conteúdos programáticos das diferentes áreas curriculares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está organizada por raised beds que são atribuídas pelas diferentes turmas, sendo cada turma responsável pela fertilização e mobilização do solo, assim como pelo cultivo, rega, remoção das ervas daninhas ao longo de todo o ano. Os alunos fazem ainda a colheita e confeção dos horticulas em sopas, saladas, bolos, lanches, etc.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo das diferentes raised beds passa por três fases: monda das ervas, mobilização do solo com recurso a enxadas e ancinhos e fertilização de profundidade e de superfície recorrendo a estrume de cavalo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as ervas resultantes da monda das raised beds, pequenos ramos secos e restos de hortícolas do refeitório em compostores criados pelos alunos com o material do projeto "Devolver à terra". A responsabilidade da monitorização dos mesmos iniciou-se com alunos do 11º e 10º anos de Ciências e Tecnologias, estando agora a ser realizada pelos alunos do 1º ciclo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, favas, cebolas, alhos, beterrabas, courgette, couve coração, couve lombarda, alho francês, brócolos, pimenteiros, cenouras, diversas ervas aromáticas, videiras e árvores de fruto.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Colheita ao longo do ano de:
- centenas de alfaces e de folhas de couve galega
- dezenas de plantas aromáticas, como a salsa
- dezenas de couves, alhos francês, bróculos, cenouras, courgette, ...

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

- Confeção pelos alunos em contexto escolar.
- Workshops “Lanches Saudáveis & Sustentáveis”
- Banca de hortícolas da Horta BIO CRDL no Colégio

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente com regadores no período da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita por engenheiros agrónomos (pais de alguns alunos), sempre que necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas e coelhos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Pelo menos 2 vezes ao ano é feita a colheita, exposição, venda e doação dos produtos cultivados na nossa horta à comunidade educativa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Participação na Exposição "Biodiversidade com Arte" com uma pequena mostra do trabalho desenvolvido na horta, durante o mês de maio de 2022 na vila da Nazaré.
Banca de hortícolas da Horta BIO CRDL no Colégio.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Workshops “Lanches Saudáveis & Sustentáveis”

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=5490111471004051&id=120256704656248