Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e DT - alunos

3.3. N.º de alunos envolvidos:

44

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias envolveram-se ao longo do processo, essencialmente através de:
- Indicações da época a plantar ou semear os produtos e outros conhecimentos relacionados com agricultura muito úteis para todos os envolvidos.
- Cedência de alguns produtos nos momentos de plantio/sementeira.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este projeto foi enriquecedor para os alunos e também para a comunidade pois:
- Consciencializou para a importância da agricultura sustentável na promoção da biodiversidade e na conservação dos habitats.
- Promoveu, através das tarefas realizadas no espaço da horta, o sentido de responsabilidade, e criatividade dos alunos.
- Desenvolveu a entreajuda e a cooperação.
- Os alunos puderam conhecer uma grande variedade de sementes e plantas, bem como e quando estas deveriam ser lançadas na terra.
- Incutiu valores de partilha, entre professores, alunos e funcionários, no sentido de alcançar o bem comum- o sucesso da nossa horta!
Todos os produtos obtidos foram distribuídos pela comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os assuntos relacionados com a execução do projeto para a implantação da horta foram discutidos com os alunos do 5º ano.
- Realizaram-se pesquisas sobre a consociação de culturas, assim como se iriam precisar de muita ou pouca água.
- Planeamento da distribuição dos hortícolas no terreno destinado ao desenvolvimento do projeto.
- Semanalmente foram distribuídas, às turmas envolvidas, tarefas para a manutenção da horta (rega, limpeza de ervas daninhas, colheita dos produtos, com apoio e supervisão do professoro e/ou funcionário.

7. Como é feita a preparação do solo?

- O solo foi preparado, no 1º período por um funcionário.
- Recorreu-se à lavra e à cava o que permitiu utilizar os resíduos vegetais no local como fertilizante natural. Posteriormente o composto obtido no compostor existente na Escola foi sendo utilizado, nos diversas sementeiras e plantios que se foram realizando.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas, resíduos da poda das árvores existentes na escola, resíduos da limpeza do terreno destinado à horta e cascas da fruta dos lanches dos alunos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas: Feijão-verde, favas, brócolos, couve, couve-flor, abóbora, rúcula, batatas, tomates, cebolas, alho francês, alface, beringelas, cenoura, beterraba, pepino, curgete, chuchus e morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

50Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns produtos são servidos aos alunos no bar, como por exemplo a alface, nas sandes, outros são usados na confeção de sopas, na escola e há aqueles que são consumidos pelos alunos, diretamente da horta, que é o caso dos morangos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com recurso a regadores e a uma mangueira com aspersor.
É tido em atenção a hora de efetuar a rega, escolhendo-se um período de calor menos intenso (final da tarde ou início da manhã).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, com a supervisão de um funcionário e uma frequência quinzenal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas das couves – detergente e lixívia.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Neste espaço continuou a espiral destinada à plantação das aromáticas o que contribuiu para o a manutenção do cultivo das mesmas e para embelezamento do espaço, assim como a plantação de morangos, que foram transplantados.

15.1. Link para a página da horta: