Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Profissional Agrícola Conde São Bento (Santo Tirso)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Produção Agrícola, Técnicas de Jardinagem e Clube Eco-escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

26

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Uma vez por mês.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O envolvimento e colaboração nas instalação de culturas, controlo de infestantes, rega e colheita por parte de funcionários, professores e alunos.
Exite ainda a partilha das sementes e as plantas para a nossa horta por parte dos funcionários e professores.
No seus intervalos os funcionários visitam a horta regularmente e realizem algumas técnicas culturais( rega, controlo de infestantes, colheitas) .

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Diariamente são realizadas visitas à horta acordadas previamente entre funcionários e professores , quinzenalmente no âmbito de Clube de Eco-escolas, sendo realizadas as técnicas culturais conforme as necessidades.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita de forma manual, na fertilização foram utilizados composto provenientes da pilha de compostagem. Na mobilização do solo feita de forma manual são utilizadas as enxadas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais utilizados são:restos das culturas anteriores, em verde e secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Diferentes culturas hortícolas (outono/inverno e primavera/verão), leguminosas, plantas aromáticas e medicinais , e ainda plantas ornamentais.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Total produção das culturas já colhidas 15 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Casa das vendas e para os animais( de cativeiro e galinhas autóctones.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Ao pé, com a mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observação direta, diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas autóctones, Periquitos, Porquinho de Índia, Coelhos, Dragão Barbudo, Gerbo

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos das turmas do 11º ano de curso Produção Agropecuária, utilizando os materiais recicláveis, construíram um compostor.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No âmbito da disciplina Produção Agrícola, no espaço da horta foram ministrados aulas das técnicas culturais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A existência da horta reforçou dinâmicas de troca de experiencias, bem como a maior convivência da comunidade escolar.

15.1. Link para a página da horta: