Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária Manuel Cargaleiro (Seixal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta na escola desde há cerca de 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 30 m quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

28

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos aderem muito bem à realização das várias atividades que vão sendo desenvolvidas na horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano foi a turma 9.º A que esteve mais envolvida nas tarefas da horta, havendo uma articulação com as disciplinas de Cidadania e Ciências Naturais.
- Durante o 1.º período toda a turma esteve envolvida na preparação do solo da bio-horta (recolha de resíduos vegetais do jardim da escola e de resíduos de café do bar dos professores para compostagem);
- Durante o 2.º período todos os alunos estiveram envolvidos na remoção de ervas daninhas e na limpeza do terreno para a implementação da bio-horta (nesta fase o composto produzido do ano anterior foi misturado com o solo a fim de enriquecer o mesmo em matéria mineral).
- Depois de preparado o solo ocorreu à plantação de várias plantas da época, nomeadamente couves, alfaces, alho francês, beterraba, entre outras.
- Posteriormente, foram organizados grupos de alunos para procederem à rega e à remoção de ervas daninhas (de 3 e em 3 dias).
- No 3.º período ocorreu a venda dos vários produtos produzidos na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e preparação do solo foi feita de forma manual pelos alunos com ferramentas de jardim. Todo o material de fertilização resultou da compostagem de restos vegetais e de café. O composto foi misturado com o solo antes de ocorrer a plantação dos vegetais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada em dois compostores, São utilizados para compostagem restos de plantas do jardim da escola (relva e folhas) e borras de café do bar da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta foram vendidos numa feira de produtos biológicos ocorrida no átrio da escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe um tanque aberto para recolha da água da chuva. A rega é feita pelos alunos de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias com um regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que os alunos vão regar têm o cuidado de observar as plantas para ver se estão bem. Na horta não ocorreram pragas nem doenças, pois foram observadas ao longo do tempo várias espécies controladoras de pragas na horta, nomeadamente aves insetívoras, como felosas e melros.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No mês de maio realizou-se uma feira de produtos biológicos da horta. Estiveram envolvidos na venda dos produtos 5 alunos, tendo a mesma ocorrido no átrio da escola para envolver toda a comunidade escolar. Os produtos da horta foram vendidos a funcionários, professores, encarregados de educação e a alguns alunos de outras turmas. Desta forma, deu-se a conhecer à comunidade escolar o trabalho realizado pelos alunos, uma vez que produtos produzidos na horta foram de elevada qualidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Todas as atividades da horta foram articuladas com a disciplina de Ciências Naturais e/ou Cidadania. Desta forma, antes da realização dos trabalhos na horta houve sempre uma prévia articulação com o programa de Ciências Naturais, em que foram relembrados e discutidos conteúdos relacionados com as atividades a realizar na horta. Por exemplo, verificou-se que os alunos perceberam que o processo de compostagem consiste simplesmente na transformação de matéria orgânica em matéria mineral e que os produtos vegetais produzidos na horta são saudáveis, uma vez que apenas utilizamos substâncias naturais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: