Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Freiria (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta na escola desde 2009.

2. Área aproximada da horta (m²):

5 metros

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Jardinagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

4

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A família auxiliou na recolha de materiais orgânicos para produzir repelente orgânico.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Contribuiu para que os alunos se consciencializassem da importância da cultura biológica, encararem como uma oportunidade de aprender uma profissão e de aprender competências relacionadas com a área. A comunidade educativa no seu geral, ficou mais sensibilizada para a agricultura biológica e sua importância.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada aluno tem uma parte do terreno da qual é responsável pela manutenção e cultivo. Ao longo da semana, de acordo com as horas estipuladas no horário para a Jardinagem, é realizada a manutenção da horta pelos alunos e professores de educação especial, sendo que nos períodos de interrupção letiva é um auxiliar que fica responsável por tomar conta da horta. Uma vez por semana (sexta-feira), existe um funcionário da CMTV que também ajuda, trazendo sementes e plantas pequenas através da CMTV e dando auxilia tecnicamente nos procedimentos e no manuseamento dos utensílios e instrumentos de agricultura.

7. Como é feita a preparação do solo?

Através de utensílios próprios, fez-se a limpeza do terreno, removendo ervas daninhas e preparando o espaço para o cultivo. Foi regado com frequência e fertilizado com composto cedido pela CMTV.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foram utilizados os contentores fornecidos pelo projeto “Devolver à Terra” onde se colocaram materiais orgânicos do refeitório e os castanhos apanhados no espaço exterior da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves , alfaces, plantas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

30 alfaces e 20 couves

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo da comunidade escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada pelos alunos utilizando uma torneira localizada junto ao local da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Através da observação efetuada pelos alunos e professores.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os caracóis, lesmas e lagartas foram combatidos com produtos orgânicos(cascas de ovos e cinzas).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Mensalmente os alunos da educação especial colheram os produtos disponibilizando-os na sala de professores.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: