Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 Julio Saúl Dias (Vila do Conde)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, TIC, Educação Visual

3.3. N.º de alunos envolvidos:

56

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Todas as semanas/1 a 2 vezes por semana

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos (de uma turma problemática) interiorizaram que tal como uma horta bem tratada, dá plantas lindas e viçosas, assim se pode orientar e reconstruir novos caminhos na nossa personalidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O grupo turma planeou/organizou espaços, tempos e tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do terreno foi feita com orientação de um funcionário da CMVC
A mobilização e fertilização foi um trabalho autónomo do grupo turma.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas aromáticas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Utilizando ´´agua da chuva (barris)

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A preparação do terreno para a horta biológica.
Três turmas ( 100)
Impacto nos alunos - muito positivo

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A escolha das ervas aromáticas para a horta biológica.
Três turmas ( 100)
Impacto nos alunos - muito positivo

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Regar/cuidar das ervas aromáticas para a horta biológica.
Três turmas ( 100)
Impacto nos alunos - muito positivo

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Horta biológica atraiu a comunidade escolar.
As ervas aromáticas tiveram vários pedidos de oferta.

15.1. Link para a página da horta: