Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EBI Gualdim Pais (Pombal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

4

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na partilha de produtos para plantar ou semear, consoante a época (1 a 2 x por período).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Consciencialização ambiental e biológica; Sensibilização para uma alimentação saudável / produtos biológicos; - Aprendizagens ao nível do manuseamento de instrumentos agrícolas e técnicas de tratamento e cultivo. Partilha de tarefas. Consumo próprio na escola e Vendas de produtos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Partilha de tarefas repartidas por diferentes tempos semanais, articuladas entre a professora Anabela, os alunos e as Assistentes Operacionais. Nesta sequência, decide-se como e quando se limpa e prepara a terra, os produtos a semear ou plantar e as respetivas regas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo através da extração das ervas daninhas, remexido ou acrescentado e fertilizado.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos alimentares do bar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas; Nabos; Feijão verde; Alface; Aipo; Salsa; coentros; Tomate, Espinafre; Courgette; Couve; Agrião da Terra; Morangos; Limão; Amoras; Beterraba; Pepino, alho francês, hortelã e cebolinho.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20 kg de limões
5 kg alface
6 kg favas
1 molho nabos
3 molhos de aipo
10 molhos de salsa
5 molhos de coentros
5 molhos de hortelã
5 molhos de espinafres

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda à comunidade educativa, consumo pelos alunos que estão no projeto.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Água de depósito (chuva) transportada com mangueira. Dia sim, dia não, de acordo com a temperatura e o clima.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Realizou-se 1 Mercadinho que consistiu na venda de produtos hortícolas e ervas aromáticas recolhidos da horta, angariando, deste modo, fundos para a realização de uma visita de estudo. Estiveram envolvidos os alunos do Clube da horta que plantaram/semearam os produtos, os professores responsáveis pela Horta e uma Assistente operacional. Também estiveram envolvidos os alunos do CAA que identificaram os produtos a serem vendidos. A venda dos produtos foi realizada pelas coordenadoras do Eco-Escolas e do PAS em colaboração com os Delegados do Ambiente das turmas da Escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Promoção do consumo de produtos biológicos: 2 a 3 x por período; venda de produtos entre a comunidade escolar para angariar fundos para manutenção da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Espaço ao ar livre funcional para os meninos da educação especial e sobretudo para os que integram o espetro do autismo (2 vezes por semana (CAA e CAE))

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Espaço que tem promovido múltiplas aprendizagens e lazer para os meninos que integram o espetro do autismo, que nela participam

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/agualdimpais