Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Colégio Monte Flor (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2011, embora tenhamos a horta num novo espaço desde 2019.

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2 aproximadamente

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Principalmente as salas dos 3, 4 e 5 anos

3.3. N.º de alunos envolvidos:

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos gostam muito de ir à horta, regar e cuidar. Por serem eles próprios a cultivar e colher os produtos que depois são usados nas suas refeições, dá-lhes um incentivo extra para comerem alimentos saudáveis.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos da sala dos 5 anos plantaram uma grande variedade de legumes. Também esses alunos faziam a maior parte na manutenção e da rega No entanto, no outono e inverno , com a chuva, não havia necessidade de tanta manutenção.

Agora, na primavera, o cuidar da horta é distribuído pelas diversas sala dos 3 , 4 e 5 anos, incluindo rega e a colheita.

7. Como é feita a preparação do solo?

No solo existe terra anteriormente comprada (e, inicialmente, terra aproveitada da horta anterior). O tratamento do solo é feito apenas com adubo/ compostagem orgânica.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sempre que necessário colocamos as cascas das frutas e legumes que são descascados diariamente na cozinha da escola e vamos alternado com terra.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantámos, no outono, couves de vários tipos.
A partir da primavera, plantámos morangos, curgetes e tomateiros, batatas e alho.

Semeámos também feijão e milho.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são posteriormente utilizados para consumo na escola, nomeadamente em sopas e saladas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos dois pequenos regadores para as crianças regarem a horta. É também utilizada uma mangueira, se necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até a data ainda não apareceram pragas nem doenças. No entanto, o adubo e o café utilizados, serviram para prevenir o seu aparecimento.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos da sala dos 2 anos foram, em meados de janeiro, conhecer a horta da escola. Demonstraram muita curiosidade na observação do que lá encontraram, já plantado, como couves e morangos. Foi explicado aos alunos de uma forma abreviada como tinham sido plantadas as sementes debaixo da terra. Os alunos tiveram oportunidade de regar, tocar na terra e nos frutos/legumes. Toda esta experiência e a motivação de saberem que estes alimentos iriam ser utilizados mais tarde por exemplo nas suas sopas, os motivou a terem mais vontade de os comer.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos da sala dos 5 anos foram regularmente à horta, sendo os principais responsáveis pela manutenção da mesma: semear, plantar, cuidar, regar, colher. Diariamente, um pequeno grupo de alunos dirige-se à horta para vigiar e intervir no necessário.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: