Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária Ferreira Dias (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há alguns anos, contudo este é o primeiro ano , que estou a inscrever a horta neste âmbitoto

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Físico Química, Sociologia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Não é fácil envolver as famílias para estes trabalhos. Apreciam a horta, mas os trabalhos não são assim tão apreciados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos obtidos destinam-se, essencialmente, para doação à Associação Amanhecer Esperança.
Este ano tencionamos fazer pequenas feiras biológicas , para adquirir novos produtos hortícolas para a manutenção da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Numa fase inicial, temos de eliminar as ervas que crescem muito, depois é preparar o solo, o que implica cavar e de seguida fazem-se as sementeiras da época e/ou plantam-se alguns produtos hortícolas.
Após esta fase, a manutenção é feita, de um modo geral, semanalmente, regando e sachando, para arejar o solo e retirar o excesso de ervas, entre culturas.

7. Como é feita a preparação do solo?

É uma das tarefas mais complicadas, porque o solo torna-se, durante a interrupção das atividades letivas, de junho a setembro, muito compacto e o seu manuseamento, apenas com enxadas e com a força de braços que temos, é muito difícil. Por vezes, recorremos a quem nos ajude, nesta primeira fase.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os verdes e secos recolhidos na horta são colocados em dois compostores, que aí se encontram.
Apesar de uma das professoras envolvidas ter participado no webinar " Compostagem nas Escolas", o processo de compostagem carece de ser apurado, com formação para os elementos envolvidos, na horta .
A Associação Zero, através do projeto "Devolver à Terra" visitou a escola e confirmou que o processo de compostagem está no bom caminho.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas; nabos; alho seco, couves galega, naba; couve coração de boi e lombarda; alfaces ; alho francês; cebolas; abóbora e algumas ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

As culturas são variadas e, considerando todos os produtos, talvez uns 40 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos destinam-se, essencialmente, à Associação Amanhecer Esperança, numa perspetiva solidária. São oferecidos alguns produtos aos alunos que colaboraram na horta . Este ano realizou-se uma pequena feira na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As regas são feitas com a água da rede pública, de manhã ou à tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Pela observação e até ao momento não temos tido pragas, nem doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Solidária/ doando os produtos agrícolas obtidos

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A feira na escola, nunca ocorreu, tencionamos dinamizar esta atividade, este ano.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta, como forma de compreenderem o ciclo vegetativo das plantas e a necessidade de manutenção

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Exemplo dos produtos doados

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é uma parceria entre os alunos envolvidos no Projeto Infante D. Henrique e Programa Eco -Escolas.
Relativamente ao item 15.1 é de referir que não temos uma página exclusiva da horta. A divulgação será noutras página, Prémio Infante D. Henrique , Eco-Escolas , da própria Escola.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/search/top/?q=premio%20infante%20d.%20Henrique