Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos consecutivos (Houve uma experiência anterior há mais anos)

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

História e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Dando sementes e fertilizantes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta suscitou o interesse de alunos e funcionários que de passagem colocavam questões e faziam apreciações em particular sobre a espiral e as próprias ervas aromáticas. Por vezes, deram indicações sobre como colher sementes para semear no próximo ano.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta funciona em dois grupos à segunda e à quinta, verificando-se a divisão de tarefas. Um grupo tem o compostor e tarefas de estufa, o outro grupo ocupou-se das leguminosas e da espiral, dando apoio à estufa.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo é feita no exterior raspando com enxada e enterrando as ervas. Na estufa raspa-se e retira-se a erva, cavando com sendo a força feita com o pé. Na fertilização usou-se estrume de ave e no caso da espiral, usou-se manta morta recolhida em zona de arvoredo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Já se montou o compostor, sendo atividade para avançar no próximo ano.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas plantadas ou semeadas foram: favas, ervilhas, alfaces, ervas aromáticas, cebolo e alho francês.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As favas, ervilhas e alfaces foram vendidas na escola . No caso das alfaces a divulgação fez-se pela internet.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita em regra ao final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Este ano tivemos uma sessão com o CLFS 4G sobre agricultura biológica com parte teórica e plantação de aromáticas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os alunos do PLA A1+A2 (Português Língua de acolhimento) também participaram nas atividades ensinando por exemplo a semear ervilhas previamente colocadas em água e mais tarde milho de pipoca e tomates em cuvetes para nascer.

15.1. Link para a página da horta:

http://agalvaiazere.ccems.pt/