Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1 de Paços (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

28m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1º ciclo e pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

35

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

na construção de vedações e preparação do terreno

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Maior responsabilidade e compreensão da atividade agrícola e perceção do tempo de germinação e crescimento das diferentes espécies.
Consumo dos produtos na cantina ou no lanche.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi repartida em 3 talhões, uma para cada turma, estando todos os envolvidos responsáveis pela preparação, manutenção, cuidados e recolha.

7. Como é feita a preparação do solo?

tratamento da terra, lavrar, cultivar, fertilizar com a compostagem realizada na escola, rega manual, erradicação de ervas daninhas à mão.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É realizada com os restos da cantina, cascas da fruta dos lanches, folhas do recreio...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão, cebolo, alface, morangos, batatas, beterraba, rabanetes, couve-flor, nabiça, nabiça-couve, abóboras, pimentos, tomates, alho francês, pepino, ervas aromáticas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na cantina da escola

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

rega de manhã e à noite

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Uma vez por semana

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

borboleta branca... colocação de ovos de codorniz e polvilhar com água e vinagre

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Todas as vezes que vão tratar da horta fazem a observação direta e registo escrito da evolução das plantações

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

compostagem

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

tratamento das plantações

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: