Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/JI do Granho (Salvaterra de Magos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português - Estudo do Meio- Oferta Complementar- Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

44

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Participaram com sementes, plantas, terra, garrafões de plástico.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impacto na comunidade teve a ver com a positividade que estas atividade foram vistas pela comunidade.
O impacto nos alunos teve a ver com a importância e com o empenho e preocupação que estes têm em relação à horta/plantações. Os alunos passaram a preocupar-se se as plantas estavam secas e precisavam de regar. Eles próprios o faziam. Também apanhava as folhas das árvores e varriam.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há dias/semanas estipuladas para a manutenção da horta por turma, com repartição de tarefas pelos alunos, englobado no Projeto da Escola "Brigadas Amarelas".

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita com a limpeza do espaço, colocação de terra nova, a fertilização é feita com o composto que se tem tirado do compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A Câmara Municipal em conjunto com a Ecolezíria cedeu um ou mais compostores para colocar na Escola para podermos fazer a compostagem.
Colocamos cascas de ovos, folhas de plantas e árvores do jardim da Escola, borras de café, terra, água, cascas de maçã e de batata. Colocamos terra e água e remexemos regularmente para misturar o conteúdo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas foram: ervilhas, salsa, coentros, manjericão, abóboras. Morangueiro, flores de jardim, suculentas, alecrim, erva príncipe, alfaces, orégão, tomateiros…

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

4 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo - alfaces para salada e morango para salada de fruta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com a água recolhida quando chove. Caso não haja água recolhida da chuva, faz-se rega sustentável, com aproveitamento de águas da cozinha (sem detergentes, de lavagens de frutas e outros alimentos), de modo a prevenir gastos excessivos de água. Quando não é possível e está muito calor temos de usar água da rede, mas sempre na tentativa de gastar o menos possível.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, frequentemente/semanalmente. Retiram-se as ervas daninhas e controla-se as pragas e doenças com água com pimenta e água com borras de café.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho das plantas, lagartas. Utilizou-se água com pimenta diluída e água com borras de café.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Periquito, porquinho da índia, bichinhos da seda e caracol.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Salada de fruta – realizou-se duas vezes com os morangos da horta. Os alunos trouxeram maçã e laranja de casa para juntar na salada. Participaram 43 alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo, professores, educadora, auxiliares, pais e encarregados de educação.
Na Escola também existe dois limoeiros grandes e aproveitam-se os limões para fazer limonada nos dias mais quentes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na Horta – todas as turmas fizeram aulas ao ar livre explorando as várias espécies cultivadas, a flor e os frutos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Hortas verticais com paletes de madeira e garrafões de plástico.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Para a horta tivemos a colaboração da Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo e Granho, a qual deu terra para o cultivo e três hortas verticais de madeira.
O supermercado da freguesia deu paletes de madeira, as quais estão a ser utilizadas para fazermos horta na vertical, utilizando garrafões de água para plantar/semear algumas plantas.

15.1. Link para a página da horta: