Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB Mosteiro (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

28 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

O Pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

9

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboraram na construção do espaço, no início do projeto, no ano letivo anterior.
Também vão dando o seu contributo ao longo do ano, enviando sementes e plantas para a horta, sempre que são solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças aprendem de forma mais concreta as várias etapas do crescimento das plantas.
Desenvolvem o vocabulário relativamente a produtos hortícolas e profissões relacionadas.
Há um envolvimento ativo entre a escola e a comunidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada sala do Pré-escolar tem um espaço, que é utilizado pela turma, para semear e plantar produtos hortícolas.
Quando é necessário há atividades coletivas.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início, os encarregados de educação colaboraram com a terra e fertilizantes.
Como estamos inseridos num meio rural, há familiares que dominam as técnicas da agricultura e colaboram com a limpeza e manutenção da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com a parceria da Associação de Pais e a Junta de Freguesia conseguimos colocar um compostor junto à horta.
A compostagem já está a realizar-se, mas numa fase inicial porque começamos este ano letivo.
No compostor são colocados de forma alternada os resíduos orgânicos da cozinha(cascas de batatas, restos de fruta, cascas de ovos...) e folhas secas apanhadas no recreio pelas crianças, ervas daninhas e relva... Também há a participação das famílias que vão trazendo alguns resíduos de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta há as seguintes culturas: alho, alface, cebolo, couve, ervilhas, feijão, ervas aromáticas, morangueiro, girassol, ...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos planeado, no nosso plano de ação, colocar bidons para fazer a recolha da água das chuvas, para utilizar na rega da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Confeção de sobremesas e bebidas aromáticas...

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta decorreram ao longo do ano, fazendo a limpeza, a plantação, a manutenção e a colheita dos produtos.
As crianças vão acompanhando todo o processo e as famílias colaboram sempre que é oportuno.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Quando se colheram os morangos fez-se uma salada de fruta.
As crianças adoraram acompanhar o crescimento dos morangos e após a colheita a degustação foi uma excelente forma de trabalhar hábitos saudáveis de alimentação...

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As docentes e as assistentes operacionais fizeram algumas sopas e pratos com os produtos que se foram colhendo na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Junto da horta também há alguns canteiros com flores que embelezam o espaço.
A horta está situada num parque sensorial que é utilizado diariamente pelas crianças.
No início do projeto, quando se construiu a horta foram utilizados materiais reutilizáveis (pneus, paletes de madeira, tubos, carrinhos de cabos elétricos...)

15.1. Link para a página da horta: