Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/JI de Serrado (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

18m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

33

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais prepararam toda a estufa para que os alunos possam dar inicio à plantação e sementeira.
Ajudam na manutenção do sistema de rega e na conservação da estufa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Venda em feirinhas e consumo na cantina escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos cuidam da horta, com visitas semanais, onde estão atentos à evolução das plantas, fazem a limpeza das ervas daninhas e verificam se as plantas estão saudáveis. Caso alguma planta apresente um desenvolvimento mais baixo ou tenha folhas roídas, são estimulados a procurar a causa e tentar arranjar soluções para o problema.

7. Como é feita a preparação do solo?

Todo esse processo é realizado pelos encarregados de educação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi solicitado à Câmara Municipal um compostor, mas ainda não foi atribuído.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

produtos sazonais - vegetais

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

sistema gota a gota

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

´Só é aplicado um produto biológico para afugentar os caracóis (sal)

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feirinha de outono que se realiza todos os anos, com produtos da horta e da comunidade escolar.
Propicia um convívio saudável entre alunos, família, docentes e não docentes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação e sementeira diversos produtos

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Palestra com nutricionista da Câmara Municipal sobre a importância dos vegetais para uma alimentação saudável

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: