Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

International School of Palmela (Palmela)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Apena aderimos este ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A nossa horta ainda está em desenvolvimento mas os alunos adquiriram a responsabilidade de cuidar da hortas, estudaram sobre o que plantaram e mostraram-se mais disponíveis para experimentar e comer novos legumes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as turmas têm um conjuntos de 3 alunos que cuidam da horta. Os alunos trocam entre si no início de cada semana, assim conseguimos o envolvimento de todos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos alunos, com supervisão dos professores. Ainda não fizemos a mobilização nem a nova fertilização, uma vez que ainda estamos nos primeiros meses.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as sobras da cozinha, especialmente os restos dos legumes para a sopa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Legumes juntos com ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Desde a plantação das semente ainda só conseguimos colher 1kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São usados no refeitório da escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos regam diariamente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente por observação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Estamos muito entusiasmados porque nunca tivémos uma horta, mais ainda não conseguimos aproveitar a colheita uma vez que é muito recente.

15.1. Link para a página da horta: