Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Colégio Júlio Dinis (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Está agora a arrancar o projeto após acordo com Câmara Municipal do Porto (CMP) de cedência de espaço.

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciência em Reação (Oferta complementar)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

34

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Apoiam os alunos em casa na pesquisa de plantas, são convidadas a participar com ideias/projetos de retenção e distribuição de água, participarão em visitas ao espaço e receberão infusões, sacos perfumados, ramos,...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A ideia será sensibilizar a comunidade e os alunos, num ambiente que procurará recriar as condições do futuro e através da criação e gestão da horta para as questões: da importância do impacte das alterações climáticas na agricultura (gestão de água, seleção das plantações), desenvolvimento de tecnologia para captação, armazenamento e distribuição de água com recurso o mais possível ao reaproveitamento de materiais (por exemplo temos um projeto de retenção de água com recurso a guarda-chuvas estragados que, invertidos, podem ser interessantes no sentido da captação de água). A sensibilização para a valorização dos trabalhos hortícolas foi sem dúvida um aspeto de relevo uma vez que os alunos sentiram "na pele" o impacto dos trabalhos ao frio, ao calor, ao sol e ... a fugir da chuva. A alegria e os sorrisos contudo foram uma constante. Apesar de irem para casa com as unhas e as calças castanhas sempre houve a perceção de uma saúde e bem-estar que estes alunos levavam consigo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta será feita pelos alunos (5º e 6º) que se inscreveram na oferta – Ciência em Reação - sendo que todos distribuir-se-ão equitativamente pela tarefas de criação e manutenção da horta. Em períodos de interrupção são os auxiliares e os professores a assegurarem a rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do espaço foi feita a partir pelos alunos, cortanto manualmente as ervas daninhas com ferramentas hortícolas e colhendo, separando e removendo ao balde as pedras, vidros, metais, cerâmicas que vão surgindo. O solo carece de fertilização que, pelo compostor implantado (cedido pela Lipor) irá, progressivamente, sendo enriquecido.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe um compostor fruto de parceria estabelecida com a Lipor no arranque do ano lectivo e que é abastecido pela cantina, frutarias, floristas, cafés e restaurantes da área envolvente.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Em estudo ainda (como mencionado anteriormente) mas considera-se relevante que a Horta funcione também como um laboratório experimental e que se dê absoluto destaque a espécies autóctones e que sejam resistentes a períodos de seca prolongada (alterações climáticas).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O terreno que a CMP disponibilizou não tem pontos de água e está em curso o projeto para desenvolver tecnologia de recolha, armazenamento e distribuição da água. Neste momento foi cedido por um funcionário do Colégio uma bidão de 1000L que vai sendo progressivamente preenchido com águas pluviais recolhida, transportada e armazenada pelos alunos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Será feita semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

N.a.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A ideia será receber também resíduos orgânicos de empresas locais (frutarias, cafés, restaurantes, floristas,…) para compostagem e, em troca, retribuir às empresas e clientes um ramo, uma infusão, um saco perfumado,… como forma de gratificação e incentivo à recuperação destes resíduos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Nesta fase os alunos começaram a recolher e armazenar água da chuva. Foi dado início ao trabalho de preparação do solo (remoção de ervas e pedras) e enriquecimento com o primeiro composto tratado no início do ano letivo. Os alunos fizeram a distribuição e delimitação dos talhões. Foram discutidas várias ideias com a representante da Câmara Municipal do Porto e com o representante da Horta Biológica da Quinta do Covelo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A ideia será, como referido anteriormente, ter na Horta o centro do debate para a necessidade de comunidades mais próximas e conscientes da necessidade de adaptação às alterações climáticas, consciencialização do património botânico com destaque para o reaproveitamento de recursos.

15.1. Link para a página da horta:

Projetos (colegiojuliodinis.pt)