Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciou-se o ano passado a construção e sementeira da horta

2. Área aproximada da horta (m²):

2 canteiros, cada um deles com 2 metros de comprimento por 1 metro de largura.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia vegetal, biotecnologia farmacêutica, ordenamento do territõrio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Esta horta pertence ao ensino universitário e não tem os pais envolvidos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aprendem sobre qual a melhor altura para plantar as plantas durante o ano, como efetuar a plantação e em como proteger naturalmente as plantas sem fertilizantes e outros compostos quimicos.

Contactam com a natureza e observam o crescimento das plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Temos a brigada das hortas que vai regar e fazer a manutenção das culturas. Apanha e define as épocas de limpeza da terra para replantar novas espécies.

7. Como é feita a preparação do solo?

Só se utiliza terra biologica. Não se utilizam fertilizantes ou adubos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Iniciamos este ano a compostagem principalmente com os restos de cascas de fruta. Nos bares existentes produz-se aproximadamente 50 kg de cascas, principalmente de laranja que são utilizadas para fazer os sumos de laranja.

O objectivo será para o ano termos já composto pronto para adubar a nossa horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos um canteiro de aromáticas e outros com feijão verde, tomateiros e cebolas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Conseguimos produzir 3 kg de legumes ( tomate cherry, feijão verde cebolas) Também misturamos morangueiros que cresceram lindamente em associação com as outras espécies.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São distribuídos pelo alunos, funcionários e alunos que cuidam da horta.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Reaproveitamos a agua do rote a vapor desperdiçada nos laboratórios. Esta é armazenada num deposito e levada para a horta para a rega. A rega é sempre efetuada nas horas de menos calor para evitar a evaporação.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Felizmente ainda não tivemos nenhuma praga. A nossa horta tem sido saudável até agora. Mas a presença de plantas aromáticas num canteiro anexo pode contribuir para afastar os insetos das culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não houve qualquer ataque ainda.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Os gatos por vezes aparecem na horta e deste modo tivemos que a proteger com canas para impedir a sua entrada.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As plantas aromáticas da horta são utilizadas para fazer extrações de óleos essenciais nas aulas de biotecnologia farmacêutica. Recolhe-se plantas para observação nas aulas de biologia vegetal.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: