Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB nº3 da Bobadela (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

8

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

104

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Devido às restrições inerentes ao COVID19 as famílias contribuem com sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Tem sido uma forma de sensibilização para a comunidade, através das partilhas que são feitas pelos alunos no contexto extraescolar.
Os alunos têm-se mostrado preocupados e atentos às necessidades da horta e zelam pela sua manutenção.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi dividida em diferentes espaços e cada turma gere, sob orientação do professor da turma, o seu espaço.

7. Como é feita a preparação do solo?

Tudo foi feito por cada uma das turmas, cada turma no seu espaço, sob orientação do professor titular.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os sobrantes do jardim e das frutas do almoço.
Os sobrantes são armazenados num balde e quando o balde está cheio são colocados no compostor pelos alunos sob orientação de um adulto.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram semeados rabanetes, ervilhas, e renovadas as ervas aromáticas (coentros, salsa, tomilho, hortelã e cebolinho).

Fez-se a plantação de tomateiros e alfaces.

Consorciações:
Cenoura/ cebola
Cenoura/ ervilha

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram distribuídos pela comunidade educativa (alunos, docentes e assistentes operacionais).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada turma no seu espaço, sob orientação do professor titular.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através da observação direta.
Cada turma no seu espaço, sob orientação do professor titular.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Participação no desafio: "Segredos da horta"

Turma do 3º ano: Professor titular + 20 alunos
Os alunos abordaram o tema em sala de aula e seguidamente deslocaram-se à horta para pôr em prática o que aprenderam.
https://hortasbio.abae.pt/trabalhos-2022/segredos-da-horta/?school=5039&challenge=1&work=1
A partilha foi feita através da página oficial Eco-Escolas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Compostagem

Alunos + Docente/ Assistente Operacional
Aproveitamento de sobrantes
Outros alunos se juntavam em volta do compostor para ver a deposição dos sobrantes.
A partilha foi feita através da página oficial Eco-Escolas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta

Várias turmas: Professor titular + alunos
Quando os conteúdos abordados se cruzavam com as atividades a desenvolver na horta, os docentes titulares deslocavam-se à horta com as suas turmas para consolidar aprendizagens.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Neste ano letivo verificou-se um maior envolvimento das Assistentes Operacionais.

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/view/ecoescolaseb3/p%C3%A1gina-inicial