Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância de Quinchães (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

O projeto da horta foi iniciado este ano letivo 2021-2022.

2. Área aproximada da horta (m²):

Até 50 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oferta Complementar/ Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

67

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Inicialmente, as famílias foram envolvidas de forma a colaborar com o fornecimento de sementes.
Uma vez que nos encontramos a viver uma situação pandémica, não têm autorização para entrar no recinto escolar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Num primeiro momento, para consciencializar para a necessidade de uma agricultura sustentável e biológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma, desde o pré-escolar até ao 1º ciclo, é responsável por tratar do seu respetivo canteiro.

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa fase inicial, o terreno foi preparado ( removido e lavrado) pelos funcionários da junta de freguesia.
De seguida, foi atribuído um canteiro a cada turma (duas do pré-escolar e três do 1º Ciclo).
Cada turma ficou responsável por plantar/semear diversos produtos hortícolas no seus canteiros.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Para já ainda forma muito poucas.
No espaço envolvente da horta já foram plantadas algumas árvores de fruto ( Ameixoeira branca e vermelha, Pereira, Macieira, Pessegueiro e Marmeleiro).
Nos canteiros foram semeados/plantados salsa, ervilha, hortelã, cenoura, alface(roxa, frisada), tomates, alho francês, feijão, abóbora.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Fizemos duas colheitas de alface e já colhemos ervilhas, tal como demonstram as fotografias submetidas. Contudo, não é possível precisar a quantidade.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As alfaces colhidas foram consumidas nas refeições da escola pelos alunos. Quanto às ervilhas foram distribuídas por alunos com carências económicas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi colocado um ponto de água com uma torneira, afim de regar a horta através da utilização de uma mangueira, mangueira essa que foi fornecida pela junta de freguesia.
Também foi colocado um bidão para recolher a água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Para já não houve necessidade.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Plantação de árvores de fruto, no espaço envolvente da horta.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Esta atividade consistiu na plantação de árvores de fruto, oferecidas por um dos nossos parceiros (Horto Casimiro).
A atividade envolveu todas as crianças e alunos das turmas do pré-escolar e do 1º ciclo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação dos canteiros

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Rega e manutenção dos canteiros

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: