Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 Dom Martinho Castelo Branco (Portimão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É o primeiro ano

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia; Cidadania e Desenvolvimento; Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

102

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos participaram nas várias tarefas rotativamente, desde a preparação do terreno, à sementeira e plantação, à rega, à retirada de ervas...

7. Como é feita a preparação do solo?

Não foi feita qualquer fertilização. O solo foi mobilizado com recurso a enxadas e as ervas foram arrancadas quer diretamente à mão, quer com recurso à enxada e sachola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve, alface, batata, ervilha, feijão verde, curgete, espinafre, tomate, salsa, coentros.
Plantas suculentas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram vendidos aos funcionários e docentes, a preços simbólicos. O valor recolhido será para comprar mais sementes para o próximo ano letivo.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Utilizamos uma manguira ligada à rede que fornece a escola. Utilizamos a mangueira com um caudal mínimo de modo a permitir uma rega quase "gota-a-gota". Regamos semanalmente ou duas vezes por semana, dependendo das condições atmosféricas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Neste primeiro ano, foi muito difícil o arranque uma vez que os espaços destinados à implementação da horta não apresentavam as melhores condições. Solicitámos apoio à Câmara Municipal e à Algar, no sentido de recebermos composto para a horta. As questões burocráticas são sempre complicadas e ainda não recebemos o composto, pelo que reduzimos bastante o espaço que pretendíamos utilizar e fomos adiando o cultivo. Ainda assim, conseguimos motivar os alunos qu manifestaram interesse em continuar e aperfeiçoar o projeto no próximo ano letivo.

15.1. Link para a página da horta: