Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Palhais (Barreiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro de 2022

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do mundo, estudo do meio, português e educação artistica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

112

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas desde o inicio da horta, trabalhando nela com as crianças, trazendo plantas para plantar, trazendo e explicando as ferramentas necessárias para trabalhar na horta. Fizeram a cerca da horta e vão lá ajudar sempre que querem e é preciso.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Todos estão muito entusiasmados com a horta.
As crianças mostram muita motivação para aprender tudo o que se tem que fazer para manter uma horta. Questionam muito sobre a germinação e estão muito empenhadas em cuidar dela.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada dia da semana vai uma turma à horta fazer o que for necessário, desde regar, tirar ervas, arejar o solo, ver se há alguns bichinhos indesejáveis e simplesmente observar como as plantas se vão transformando.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi limpo de ervas e de pedras, levou uma camionete de terra boa e no final foi arranjado e fertilizado.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Colocação de cebolo dentro dos regos das alfaces, morangos com os tomates, salsa misturada com os repolhos, coentros com cenouras e alho francês.
Plantamos brócolos, cenouras, repolho, couve portuguesa, cebolo, alho francês, beterraba, alfaces de várias qualidades, abobora, morangos, salsa, coentros, manjericão, tomilho, hortelã de várias espécies, poejos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 80Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Fizeram-se pequenos cabazes e foram sorteados pelas crianças da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada sempre que necessário e nas horas de menor calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Todos os dias vai uma turma à horta ,limpar e ver se tudo está bem.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Todas as turmas da escola têm tido sessões de estudo do meio e conhecimento do mundo.
Aprendem o nome das plantas, das árvores, das ervas aromáticas e fazem registos gráficos das mesmas.
Aprendem sobre os insetos que são prejudiciais para a horta e os que são benéficos e também dicas de como manter a horta saudável.
Foram também recolhidos, por fases os produtos da horta e realizados cabazes que foram sorteados nas salas, para as acrianças.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foram também recolhidos, por fases os produtos da horta e realizados cabazes que foram sorteados nas salas, para as crianças.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem sido motivo de grande interesse por parte de toda a comunidade escolar.
Envolveu os alunos e suas famílias e também professores e auxiliares. Todos juntos temos trabalhado para a nossa horta ser um sucesso.

15.1. Link para a página da horta:

Temos utilizado diversas ferramentas digitais como: whatsApp, facebook da escola, site do agrupamento e jornal digital Rostos. No próximo ano letivo iremos criar o Instagram da Horta. https://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=7002457&mostra=2