Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Olaia (Torres Novas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cinco anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as disciplinas do 1º ciclo e conteúdos do Jardim de Infância.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

54

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Oferecendo sementes e plantas entre março e maio.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O envolvimento da comunidade teve algumas restrições devido ao plano de contingência da escola, mas os alunos têm tido uma participação bastante ativa no que diz respeito às plantações, regas, remoção de ervas daninhas, colheitas...

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita diariamente pelos alunos, professoras e auxiliares.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente, foi pedido à Junta de Freguesia que fizesse uma preparação do terreno. De seguida, procedeu-se à divisão em pequenos espaços distribuídos pelas várias turmas envolvidas. Posteriormente, fez-se a fertilização do solo com composto orgânico oferecido pela autarquia e por alguns encarregados de educação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas e cascas de frutos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Abóboras, alfaces, beterrabas, cenouras, cebolas, pepinos, pimentos, feijão verde, tomates, rabanetes, beringelas, nabiças, gorjetes, morangueiros.

Hortelã, coentros, segurelha.

Cravos túnicos, girassóis

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta vão para a cantina da escola para serem confecionados nas refeições dos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com a água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita uma verificação diária de eventuais pragas que possam surgir.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve ataque de formigas tendo sido combatidas com infusão de hortelã, água e canela.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As crianças tiveram várias aulas na horta para o desenvolvimento de competências relacionadas com a disciplina de Estudo do Meio, Matemática, Educação para a Cidadania...

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: