Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/JI Santo António (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi criada em 2014, por isso este ano faz 8 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

+-100 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

No JI e 1º ciclo todas as disciplinas podem ser integradas nas atividades da horta.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

274

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A horta no presente ano está a ser dinamizada pela coordenadora do Eco-Escolas que se encontra ao abrigo do art.º 79 (sem componente letiva) e por isso dedica 8 horas semanais a atividades com todos os alunos do 1º ciclo. As educadoras do jardim de Infância também realizam semanalmente, algumas atividades na horta com as crianças.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta desde que foi criada foi sempre um lugar muito apetecido por todos os alunos, por isso vir trabalhar na horta é sempre um momento de euforia e muita agitação. Embora inserida num meio citadino, a população escolar não tem medo de sujar as mãos e deitar mãos à obra sempre que é necessário. É sempre muito notório nos momentos em que estamos na horta que os alunos se deixam levar por toda a envolvência da natureza, deixando os maus comportamentos fora, desfrutando de cada segundo. Em anos anteriores a participação das famílias foi sempre muito grande mas, estes últimos anos, por causa da Pandemia e do plano de contingência do agrupamento, a horta apenas conta com a ajuda de uma encarregada de educação, uma hora por semana. Os restante pais que sempre se habituaram a vir ajudar, não veem o dia de poder voltar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente, por todas as turmas. ao contrário dos anos anteriores, este ano, todos cuidam de todos os canteiros, não existindo canteiros por turma. Esta nova modalidade, pretende não só incentivar a partilha dos espaços, como levar cada um a cuidar do que é de todos.
Por isso, quando os alunos chegam à horta podem mondar, regar, semear, colher etc em todos os espaços que necessitam.
A manutenção do charco e do compostor, habitualmente é feita pelos alunos do 4º ano com a ajuda da professora.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo da nossa horta é muito rico pois a construção da horta, assentou numa dinâmica de permacultura, com a construção das "camas elevadas". Atualmente é feita a manutenção dessas "camas" (canteiros) sempre que é necessário, incorporando-se o composto que se retira do compostor, sempre que se semeia ou planta. No inverno e no verão, também se utiliza a técnica de "moulching" para conservar a humidade junto aos pés das plantas e poupar a água da rega.
Periodicamente, são feitas regas com "Churume de urtiga" confecionado pelos alunos, para adubar os canteiros e equilibrar o solo.
Não utilizamos qualquer produto químico na nossa horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os restos dos produtos da horta e todas as cascas da fruta dos lanches da escola. Esta dinâmica de recolha das cascas e restos da fruta é dinamizada pelos alunos do 4º ano que em equipas, percorrem ao fim da tarde, todas as salas da escola, despejando as caixas de cada uma das turmas em baldes que posteriormente despejam no compostor.
Além das cascas e restos também se incorporam folhas secas e ervas colhidas no espaço envolvente.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano, além das árvores de fruto, a nossa horta tem: alfaces, cebolas, alho francês, ervilha, fava, nabo roxo, aipo, coentros, salsa, capuchinha, erva-príncipe, phisalys, pera-melão, feijão, couve, nabiças, morangueiros e milho.
Em dois canteiros foi semeado milho e feijão e esperamos semear ainda a abóbora, para completar "as três irmãs".
Também semeamos as favas e as ervilhas juntar para que umas ajudassem as outras. A espiral das aromáticas este ano tem pouca variedade de espécies mas espera-se que ao longo do ano possamos introduzir mais.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Todos os produtos da nossa horta ou são consumidos pelos alunos na escola ou são levados pelos mesmos para casa e aí degustarem com a família.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é o nosso maior problema pois embora esteja instalado um sistema gota-a-gota, este verão desapareceu o computador de rega e não temos verba para adquirir outro. Além desse problema as mangueira da rega gota-a-gota estão cortadas em vários sítios necessitando de manutenção, mas também não existe verba para tal.
Deste modo, a rega é feita com uma mangueira, regadores e "rega em equipa" com copos furados sendo esta a atividade preferida dos mais novos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A nossa horta tem poucas pragas e doenças, pois além de algumas lagartas e caracóis. O ano passado, tivemos algum piolho nas favas mas tratamos com churume de urtiga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Temos um gato e muitas aves em estado selvagem que contribuem muito para o enriquecimento e equilíbrio da nossa horta controlando as pragas e a polinização.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Colheita de sementes, seleção, limpeza e conservação para replantar no ano seguinte. Estas atividades são feitas sempre que temos plantas com sementes tal como o feijão, o milho, a ervilha, o tomate, a fava, os coentros e a salsa. Os alunos marcam as plantas com as melhores sementes e quando estas já estão secas na planta, são colhidas, selecionadas, limpas e guardadas em frascos devidamente catalogados para que possam ser usadas numa nova plantação no ano seguinte. deste modo é possível ter sementes rústicas. Esta seleção foi iniciada em 2020 e algumas das plantas que temos este ano, na nossa horta já são "filhas" das sementes recolhidas. Este ano, já recolhemos sementes de tomate, phisalys, coentros, feijão e milho e ainda pretendemos recolher ainda as sementes das favas e das ervilhas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta são das atividades mais comuns. A maioria dos professores e educadores têm por hábito dar aulas e ler histórias na horta, por isso anualmente muitos são esses momentos. Os docentes das AEC também realizam diversas atividades desportivas e de expressões artísticas neste espaço. Nos períodos de férias este é também um espaço muito utilizado pelas CAF´s e AAFs para realizar jogos, pinturas, desenhos e desafios junto à natureza.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de saladas e favada anual
Estas atividades decorreram em diversos momentos ao longo de todo o ano letivo. Os alunos colhiam, lavavam e confecionavam as saladas na sala de aula e em seguida comiam ao almoço.
A favada anual já é uma tradição na escola e só é possível coma ajuda de todos os alunos da escola, que colhem, descascam e levam ao refeitório para serem cozinhadas e depois comidas ao almoço por todos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa horta, embora no centro da cidade, é um espaço cheio de biodiversidade, lá podemos observar insetos e muitas aves que aproveitam a inúmera vegetação para nidificar e viver no espaço da nossa escola.
Infelizmente este é o último ano de existência da nossa horta pois, de acordo com os projetos de requalificação da escola, a nossa horta vai deixar de existir e segundo os planos futuros não irá existir espaço para uma futura horta. Embora essa seja uma grande preocupação de toda a comunidade escolar até ao momento ainda não conseguimos ser ouvidos e mais uma vez será o cimento a prevalecer, sobrepondo-se à natureza, à educação e ao bem estar de toda a comunidade escolar.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.thinglink.com/scene/1372642142744215555