Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Profissional da Nazaré (Nazaré)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos letivos

2. Área aproximada da horta (m²):

45,6 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Serviços de Cozinha/Pastelaria | Tecnologia Alimentar | Gestão e Controlo | Área de Integração

3.3. N.º de alunos envolvidos:

38

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Privilegiar o contacto com a Natureza;
- Atenuar as diferenças entre o espaço urbano e o rural;
- Promover a Educação ambiental;
- Aprender e adotar técnicas da agricultura tradicional e biológicas;
- Promover uma alimentação saudável;
- Desenvolver a capacidade de trabalho cooperativo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada durante algumas aulas práticas da disciplina de Serviços de Cozinha/Pastelaria e os alunos são divididos em grupos de trabalho (desde limpeza, rega, poda...).

7. Como é feita a preparação do solo?

Retiram-se as ervas daninhas, hidrata-se o solo e aduba-se com dejetos de animais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Relativamente a culturas, esta horta tem: ervas aromáticas (tomilho, tomilho-limão, funcho, alecrim, segurelha, cebolinho, salsa, coentros, hibisco, várias hortelãs, menta, absinto, etc.), ervilhas, favas, alho francês, alface, aipo, rabanetes e nabiças.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 10Kg de produtos produzidos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são utilizados nas aulas práticas de cozinha.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita consoante a humidade necessária para a hidratação da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não. Não usamos quaisquer tipos de químicos, por isso a monitorização é feita com a ajuda de ervas repelentes de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Relativamente à confeção de sopas, foi realizada 3 vezes, tendo em consideração a produção de legumes e todos os alunos envolvidos na manutenção da horta tiveram também a oportunidade de participar nesta atividade, sendo eles a confecionar as sopas. Esta atividade teve impacto apenas dentro da comunidade escolar, pois os alunos da escola tiveram a oportunidade de provar as sopas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta correspondem às aulas práticas de cozinha utilizadas para a manutenção da mesma e, uma vez mais, estiveram envolvidos os 38 alunos das turmas do curso profissional de técnico/a de cozinha/pastelaria, assim como o chefe de cozinha. Este tipo de atividades também teve impacto dentro da comunidade escolar, mas também fora, dado que todo este trabalho é publicitado nas redes sociais da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Através da horta, os nossos alunos tiveram a oportunidade de compreender o processo de produção de legumes e ervas aromáticas, tendo um papel ativo no mesmo.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/EPNazare