Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária de Caldas de Vizela (Vizela)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia e Geologia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos aprenderam a contactar com a terra e como se plantam os vegetais; Os alunos aprenderam a ver crescer os vegetais; Os alunos aprenderam a "ver com os próprios olhos" como crescem os vegetais a partir da terra; Os alunos tomaram consciência da responsabilidade em tratar frequentemente da horta;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Essencialmente a exploração da horta foi delegada a uma turma de 10º ano onde cada grupo de alunos foi responsável por plantar e tratar dos "seus" vegetais. Um tempo por semana, a professora atribuiu a tarefa aos seus alunos para regar e observar o crescimento das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Antes da plantação, o terreno foi limpo pelas 2 professoras envolvidas no projeto. A escola tem centro de compostagem, no entanto ainda em processo inicial. Assim, o terreno não é fertilizado, apenas regado naturalmente com a ajuda de mangueira adquirida recentemente (ponto de água situa-se a mais de 50 metros).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ainda em processo inicial: contém matéria orgânica castanha e pouca matéria orgânica verde (estamos a tentar motivar as funcionárias da cantina a colocar com mais frequência todos os restos vegetais que são desperdiçados na cozinha). No próximo ano letivo, o composto servirá de fertilizante à horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate, fava, couve-nabiça, alface e salsa.
Couve portuguesa, feijão de soja e beterraba.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Sem estimativa.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para consumo dos alunos e/ou comunidade escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Inicialmente, a rega era efetuada por balde a partir do lago da escola (relativamente próximo da horta). Este lago tem recarga natural (a partir da água da chuva). Com a recente aquisição de mangueira com 50 metros, consegue-se regar a horta. A água é subterrânea (com depósito), pelo que não há gastos de água de Câmara Municipal, sendo o consumo de água sustentável.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Uma das culturas apareceram piolhos, pelo que se pulverizou com uma solução de água e sabão.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tal como referido anteriormente, através de uma pulverização com solução de água e sabão.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Algumas aulas de Biologia e Geologia realizaram-se na horta, plantando espécies vegetais, regando e observando as espécies a crescer. Até ao momento ainda não se colheu frutos, no entanto, tal tarefa está para breve.
Alguns alunos não sabiam a ideia de como se plantavam vegetais, nem imaginavam como seria o seu crescimento. Desta forma aprenderam a cultivar e a cuidar do seu crescimento.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: