Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 Gomes Eanes de Azurara (Mangualde)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Clube eco-escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos tomam contacto com a agricultura, tomando conhecimento das fases de evolução de uma planta, desde a sementeira, ao transplante, fertilização, regas sistemáticas e colheita, vendo como se desenvolve ao longo do tempo.
Tomam também conhecimento do que consciste a agrcultura biológica ea qual pusemos obviamente em prática.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na nossa escola criámos o clube eco-escolas que reune semanalmente às 4as feiras à tarde. Assim, todas as semanas destinamos os alunos responsáveis pela manutenção da horta.
Temos um funcionário que constantemente vai vigiando e tomando conhecimento das necessidades da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Usando ferramentas agrícolas e o composto que fabrivcamos em dois compostores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Em dois compostores que se siyuam num canto da horta, onde usamos essencilmente borras de café provenientes do bar dos professores, folhas e restos crus provenientes da cantina da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, espinafres, favas, morangos, cebolas, alho, ervas aromáticas, um pessegueiro (ainda muito jovem), carvalhos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alface - 7Kg
Espinafres - 5Kg
Favas - 10 Kg
Morangos - residual
Cebolas - 8kg
alho - 5kg
carvalhos - 5 pequenas árvores semeadas este ano.
pessegueiro - uma pequena árvore que surgiu sem ser intencionalmente semeada.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As alfaces, os espinafres, as cebolas e os alhos, alguns foram cedidos aos alunos do clube e outros vendidos por um preço simbólico na escola, para angariar algum dinheiro para contribuir para as desesas do clube.
As favas irão ser cozinhadas na escolas e distribuídas pelos alunos do clube, professores e funcionários.
Os morangos foram comgos diretamente na horta.
As ervas aromáticas produziram muito pouco.
Os carvalhos serão plantados no próximo ano letivo.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Semanalmente pelos alunos do clube, noutros dias pelo funcionário encarregue de ajudar na horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

semanalmente por observação

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira - pequena venda (não feira), duas vezes, de acordo com a maturação dos produtos.
Confeçao - 1uma vez. As favas irão ser cozinhadas na escolas e distribuídas pelos alunos do clube, professores e funcionários..
Ambos são importantes pois são oportunidades para consciencializar a comunidade escolar relativamente à agricultura biológica.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeçao - 1uma vez. As favas irão ser cozinhadas na escolas e distribuídas pelos alunos do clube, professores e funcionários..

Não existem fotos pois ainda se irá realizar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi bastante enriquecedor tratar da horta, tanto para alunos como para profesoores e pretendemos dar-lhecontinuidade no próximo ano letivo.

15.1. Link para a página da horta:

não temos