Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária de Mora (Mora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta na nossa escola existe há mais de 20 anos. Mas há cerca de 10 anos que tem sido ininterrupta, pois apoia alunos com NEE, assim como Clubes de Jardinagem e Horta, além das AEC´S de Jardinagem, de Espaços Verdes, assim como Clube da Natureza ...

2. Área aproximada da horta (m²):

80 a 100 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2 a 3 variando de ano para ano

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

AEC´S, Hortofloricultura, Ciências da Natureza, Apoio a Currículos Funcionais e Organização Paisagística e Jardinagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

variável de ano para ano, entre 20 a 30 alunos de diferentes faixas etárias, desde o pré-escolar ao términus do Ensino Básico

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

Normalmente, não existem funcionários envolvidos, a não ser pontualmente

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Venda de produtos da horta com o fim de apoiar Organizações (Bombeiros locais, por exemplo), até instituições sem fins lucrativos (APARF, UNICEF - Vamos apoiar os meninos em Moçambique...).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Fazendo um plano mensal da horta, colaborando os alunos e docentes.

7. Como é feita a preparação do solo?

Utilizando máquinas e ferramentas agrícolas (enxadas, ancinhos, forquilhas entre outra ferramentas agrícolas), assim como motoenxada e usando composto resultante da compostagem realizada pelos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sim, utilizando todos os produtos resultantes da limpeza dos terrenos (de Horta e Jardim), aparas de relva, aquando do seu corte, assim como resíduos provenientes dos restos do refeitório provenientes da preparação das refeições (verduras, cascas de ovos...), restos de fruta, intercalando materiais verdes com materiais castanhos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortaliças frescas: Nabiça, espinafres, alface, rabanetes, ábanos, cenouras, cebola, alho francês, couves: couve-flor, couve-bróculo, repolho lombardo, coração de boi, etc.
Ainda alho comum, favas, ervilhas e batatas, normalmente, variando de ano para ano e de estação para estação.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega gota a gota utilizando fitas de regas, com água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sendo cultura biológica, não são utilizados químicos no combate a pragas e doenças nem adubos, usando o composto resultante da compostagem. Apenas vigilância e proteção integrada, ou seja separar culturas com inimigos comuns e eliminar algumas pragas manualmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pragas: caracóis, lesmas, piolho e muitas lagartas. Foram eliminados (alguns) manualmente.
Doenças: míldio nas batateiras e oídio nas ervilheiras. Não foi combatido.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feria na Escola: Quando temos produtos com o seu ciclo vegetativo completo fazemos feiras semanalmente. por vezes temos encomendas e quase nunca sobraram produtos. Sendo que é variável de estação para estação, num total fazemos aproximadamente 15 feiras por ano, umas com mais produtos outras com menos. O número de alunos é variável nas feiras, situando-se entre 5 e 10. São os alunos que vendem tendo tido o apoio do professor na colheita e acondicionamento dos produtos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos: Aquando do período de teletrabalho em que a escola forneceu refeições a alunos carenciados ou de outra situação especial, os produtos quase todos foram colhidos na horta para confeção de sopas ou acompanhamento de pratos de carne ou peixe.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta: Sendo a aprendizagem feita no "aprender fazendo", quase todas as aulas foram realizadas na própria horta, tendo de retaguarda aprendizagens em sala de aula, mas em menor quantidade de tempo.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Nada digno de registo.

15.1. Link para a página da horta: