Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Monte (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 3 anos, ou seja desde a adesão ao projeto Eco Escolas em 2019.

2. Área aproximada da horta (m²):

24m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

O domínio do Conhecimento do Mundo, Estudo do Meio.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

56

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias têm participação ativa no desenvolvimento da nossa horta. Sempre que é necessário enviam semente e outros produtos. Explicam aos filhos como devemos semear e quais os legumes próprios desta altura do ano. Sempre que é necessário algum instrumento que não existe na escola é enviado por encarregados de Educação. Participaram na recolha de desperdícios biológicos para o compostor (pacotes de chá, cascas de bananas e de ovos, frutas).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os pais são informados pelas crianças da importância da horta e do seu desenvolvimento. Pedem ajuda aos pais e estes por sua vez vão esclarecendo os filhos a cerca de certos produtos.
Uma forma de escoar os produtos da nossa horta foi a colocação de molhos de hortaliças nas grades da nossa escola. A atividade foi um sucesso, os produtos foram recolhidos pelos pais que muito elogiaram esta atividade. O impacto foi positivo ao ponto de pais que ainda não haviam participado doassem sementes e apresentassem sugestões para rentabilizar os produtos tal como uma feira de alimentos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Auscultados os alunos, as tarefas foram divididas por níveis de escolaridade. Os alunos mais crescidos estão responsáveis pela compostagem (recolha pelas salas, deposito e manutenção do composto), semear, plantar e regar. Além disso, verificam a necessidade de recolher os alimentos, de modo a comunicar aos mais novos. Aos alunos mais novos cabem-lhes as tarefas de regar, semear, plantar, retirar ervas daninhas e recolher os alimentos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Contamos com a colaboração da junta de freguesia que nos ofereceu terra fértil para colocar no local destinado à horta. Cavamos o solo com a ajuda de um adulto. Fertilizamos a terra com cascas de banana, borras de café e chá (produtos enviados pelos pais) e ainda folhas velhas e humedecidas. . Também estamos a fazer compostagem embora ainda estejamos numa fase inicial. As crianças trouxeram minhocas do rio e de casa com a ajuda dos pais para colocar no compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor foi feito pelo professor com a participação das crianças a quais projetaram primeiramente no papel.. Utilizamos paletes de madeira, ferramenta adequada e ferragens. Depois de terminado foi iniciado o processo da compostagem como já anteriormente descrito.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervilhas, tomates, cenouras, nabiças, cebolo, alface, salsa, couve, batata e morangos. Infelizmente o cebolinho, o tomilho e a mental não se desenvolveram.
Na horta, junto das alfaces, plantámos o cebolo.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Morangos e ervilhas cerca de 1kg.
Couves, alface e nabiças, várias molhas.
Outras culturas estão em crescimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo interno e distribuição pelas famílias.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos com a supervisão de um adulto. Sempre que há agua nos bidões e nas bacias levamos para a horta, e quando essa água termina passamos a regar de mangueira ou com o regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Uma das tarefas dos mais crescidos é verificar o estado da horta, sendo que ainda não reportaram quaisquer pragas. Contudo, verificaram que os pássaros têm comido algumas ervilhas, pelo que comunicaram aos mais novos e estes puseram-se em ação, através da criação de "espantalhos coloridos". Nesse sentido, os alunos colocaram papagaios e arco-íris para espantar estes belos invasores.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Encontra-se ainda em fase de projeto o hotel de insetos para ser colocado junto à horta.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos:
Atividade realizada uma vez com com a participação de todos os alunos na confeção da salada e degustação da mesma. Alguns pais reportaram-nos o entusiasmo dos filhos na colheita e confeção realçando o sabor da mesma.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta:
Todos os alunos realizaram aulas no horta, uma vez por período, com o respetivo professor titular e com o apoio dos auxiliares. Os alunos puderam observar o crescimento das culturas, retiraram ervas daninhas, regaram e fizeram a limpeza e manutenção da horta e das culturas. Alguns alunos afirmaram que construíram a sua própria hortar caseiras em vasos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Outra:
Distribuição de nabiças pela comunidade, expostas no gradeamento da escola. A atividade foi altamente positiva e de grande agrado dos pais, os quais sugeriram a realização de uma feira para escoar os produtos.
Participação ativa na recolha de desperdícios alimentares biológicos para o compostor.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Um aspeto de realce da nossa horta são os pássaros de papel que foram colocados para espantar os pássaros e que embelezam aquele espaço. Os alunos empenharam-se na decoração da mesma com trabalhos realizados com materiais de desperdício nas salas de aula. Foram colocadas floreiras em torno da horta com morangueiros e flores.

15.1. Link para a página da horta: