Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Externato São Miguel (Ovar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta existe desde 28/5/2021

2. Área aproximada da horta (m²):

60m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

69

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta despertou o interesse dos alunos para o cultivo, assim como para o processo de germinação/plantação e o crescimento das plantas. Para além do referido os alunos foram igualmente consciencializados para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente as turmas do Externato, assim como os alunos da Escolinha, dirigem-se à horta onde recolhem plantas infestantes ou pedrinhas e fazem a rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente é feita uma mobilização superficial do solo e é colocado um pouco de fertilizante para o preparar para a plantação. Todas as plantas infestantes são retiradas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cultura da alface, tomate cherry, couve roxa e morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Os kg dependem muito de qual a cultura que estamos a falar.
Ao nível dos tomates cherry foram colhidos cerca de 10kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destinos dos produtos da horta é a cantina escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sim. É feita uma vistoria muito regularmente, a horta costuma ser regada de manhã para a água poder ser
absorvida durante o dia pelo solo e a plantação é feita de forma diversificada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Esta atividade foi realizada uma vez. Estavam envolvidos 15 alunos e a respetiva professora. Na disciplina
de Estudo do Meio, os alunos aprenderam a distinguir seres vivos de não vivos e registaram os seres que
viam. A turma também aprendeu o ciclo de vida das plantas através da observação da semente até ao fruto.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Esta atividade foi realizada uma vez. Estavam envolvidos 15 alunos e a respetiva professora . Na disciplina de Expressões , os alunos foram desafiados a criar uma moldura com elementos da natureza.
Ao mesmo tempo, eles aprenderam que na Natureza há plantas que nascem de forma espontânea , sem a influência do ser humano.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: