Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

CSC- Centro Social de Calendário (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

48m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na preparação da horta. Normalmente, pedimos ajuda dos pais para a primeira fase, na preparação da terra, no fornecimento de plantas para plantar na horta e sempre que for preciso.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

o Projeto da horta é uma das atividades preferidas das nossas crianças. Adoram mexer na terra, regar e colher os legumes da horta. São elas próprias que convidam a família para participar.
Os legumes colhidos são utilizados na confeção das refeições, o que trás um sabor especial à refeição das crianças ou vendidos à comunidade escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Temos uma planificação por semana onde diz quem faz e o que têm para fazer. Quando alguma sala não consegue fazer a tarefa do dia, pede a outra sala para o fazer.

7. Como é feita a preparação do solo?

Quando damos inicia ao projeto, as crianças são convidadas para a limpeza da horta. Retiram todas as ervas, folhas, pedrinhas ou outro tipo de “entulho” que lá se encontre e que dificulte o seu trabalho e o crescimento e desenvolvimento das plantas.
Antes de procedermos à sementeira ou plantação, mobilizamos sempre o solo recorrendo a uma enxada . Dessa forma, ao remexer o solo preparamos melhor a fase.
na etapa seguinte, misturamos um pouco de fertilizante no solo para prepará-lo para o próximo passo, a sementeira ou plantação. Optamos sempre por adubos caseiros ou orgânicos e esterco de animais. Espalhamos o fertilizante escolhido por cima da terra mobilizada. Depois disto, revolvemos o solo para envolver o fertilizante, utilizando por exemplo um ancinho.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor junto à nossa horta e, aí colocamos cascas de fruta e de legumes, restos de relva, cinzas, folhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta plantamos: coração, penca da Póvoa, , couve-flor, brócolos, tomate, alface folha de carvalho, alface frisada, alface lisa, alface manteiga, cebolo, salsa, ervilhas, favas, morangos, courgettes, ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 30 Kg no total.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são vendidos à comunidade educativa e os restantes produtos são utilizados nas nossas refeições. As receitas das vendas é utilizado para comprarmos mais plantas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As salas têm um planificação dos dias que são responsáveis pela rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Sempre que vão regar ou plantar novas plantas observam o terreno e as plantas. Se observarem alguma praga conversamos com toda a equipa e tentamos arranjar uma solução para o problema.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis. Para eliminarmos foram usadas duas técnicas.
Usamos um recipiente com cerveja e colocamos no meio da horta. Os caracóis são atraídos pelo cheiro da cerveja e morrem afogados.
Outra técnica utilizada foi espalhar a cinza ,dos fogões a lenha, junto às plantas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Uma vez que tínhamos legumes em excesso resolvemos vender à comunidade educativa. A Sala dos 5 anos foi quem ficou responsável por essa atividade. Apenas alguns meninos ficaram responsáveis por essa atividade. Os pais aderiram muito bem, pois os produtos biológicos são muito pretendidos pelas comunidade e, pelo facto de serem as crianças a cuidar das plantas. A venda de produtos foi feita duas vezes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A confeção da sopa, na sala dos 4 anos, foi uma atividade muito enriquecedora para o grupo. Apanharam os legumes e, fizeram na sala, uma deliciosa sopa. Foi com muita satisfação que comeram a sopa à hora do almoço.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/centrosocial