Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária das Laranjeiras (Ponta Delgada)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

34 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

4200 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

16

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Técnicas específicas de cursos de PROFIJ, Pré-profissionalizante, DOV e Profissional, clube de hortofloricultura, Formação em contexto prático.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Valorização do espaço;
Grande adesão ao clube de hortofloricultura da escola;
Reconhecimento deste espaço como uma ferramenta de aprendizagem;
Cultivo e Aquisição de produtos obtidos;
Gosto pela natureza e agricultura sustentável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos professores e alunos. No inicio do ano letivo procedeu-se a distribuição do espaço, sendo destinado para o clube de hortifloricultura 10 canteiros com um comprimento de 10 metros, para o espaço pedagógico foram atribuídos 3 canteiros por turma. A escola também reservou um espaço para a produção de hortícolas para confeção de pratos servidos no bar.
Compete a cada turma realizar as tarefas propostas para a época.

7. Como é feita a preparação do solo?

A mobilização do solo é feita no inicio e ao longo do ano letivo. No inicio do ano letivo houve uma mobilização do solo com recurso a um trator, devido a dimensão da horta. Posteriormente realizaram-se os canteiros e a sua distribuição. A fertilização é feita com composto proveniente do compostor da horta e da MUSAMI. Ao longo do ano letivo estas tarefas são da responsabilidade do horticultor (turma, professor e funcionário) de cada canteiro.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Verdes: Restos orgânicos da cozinha; Borras de café; Folhas verdes; infestantes que vão surgindo na horta; relva cortada.
Castanhos: Ervas secas, folhas secas do jardim e ramos das podas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações são feitas dependendo da época .
Alface com cebola, rabanetes, coentros, salsa, couves, repolhos, acelgas, beterrabas, misturas de saladas, rúcula, cenoura, nabos e favas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

30 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Muitos dos produtos da horta produzidos pelos alunos são levados pelos mesmos, uma vez que se tratam de alunos com dificuldades económicas.
Alguns são utilizados para confeção de sopas e saladas na cantina da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O único espaço onde se procede a rega é na estufa, para tal existe um tanque onde se aproveita a água da chuva. No espaço restante dependemos exclusivamente do sistema de rega natural (da chuva).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização é feita através de amostragem (observação direta e indireta).
Na observação direta os alunos monitorizam as culturas e na observação indireta recorre-se a armadilhas com produtos naturais.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

No presente ano e devido ao inverno tardio desenvolveram-se muitas lagartas e nóctuas, as quais foram combatidas com produtos biológicos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Visita de turma a horta

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Feira de produtos obtidos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa horta é um espaço de aprendizagem, onde todos são Benvindos.

15.1. Link para a página da horta:

Facebook: Clube de hortofloricultura da Escola Secundária das Laranjeiras