Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/JI Salgueiro Maia (Santarém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta escolar tem sido desenvolvida em anos anteriores pelos alunos e educadoras do pré-escolar e do 1º ciclo. Este ano letivo foi preparada por todos os alunos do Pré Escolar e por uma turma do 4.º ano de escolaridade.

2. Área aproximada da horta (m²):

2x 10 m2 aproximadamente

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

125

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A colaboração das famílias foi determinante para o início das sementeiras com o empréstimo dos utensílios de jardinagem, terra e fertilizante e fornecimento das sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Permite o aumento da biodiversidade local, através do uso de produtos naturais no cuidado e tratamento das explorações agrícolas.
Devido a não se utilizarem pesticidas neste tipo de agricultura, este facto contribui para uma melhor qualidade do ar que respiramos.
Estudos apontam que os produtos derivados deste tipo de agricultura são mais ricos nutricionalmente que os produtos provenientes da agricultura convencional.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita diariamente através de rega pré-programada e semanalmente os alunos/professores e assistentes operacionais fazem a sua manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foram retiradas as ervas daninhas e misturada terra nova. Foram construídas caldeiras e canteiros para a colocação das diversas espécies de plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor foi colocado na escola pela Junta de Freguesia. Colocam-se as ervas daninhas retiradas dos canteiros e restos de fruta e legumes provenientes da cozinha.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram plantados rabanetes, cebolas e alfaces.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram utilizados na cozinha para a confeção de pratos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta tem um sistema de gota-a-gota embora se faça rega manual diariamente tendo em conta as temperaturas elevadas e a necessidade de regar algumas plantas que necessitam de maior quantidade de água. A rega é feita ao início e fim do dia para que se evite desperdício resultante da evaporação da água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente. Através da observação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Bom aspeto visual e apelativo com a participação da comunidade (pais e encarregados de educação).

15.1. Link para a página da horta:

https://bibliotecacesalgueiromaia.blogspot.com/