Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB/JI de Correeira (Albufeira)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

90 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as disciplinas do 1º ciclo e áreas de conteúdo do pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

190

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

No presente ano letivo, a horta restringe-se à dinâmica das turmas, não havendo ainda um envolvimento efetivo da comunidade, devido às restrições impostas pelo plano de contingência da escola.
O impacto nas turmas tem sido positivo, uma vez que os alunos têm participado de forma intensa e entusiástica em todas as etapas relacionadas com uma horta (preparação e limpeza de terreno, sementeiras, plantações e colheitas de alguns produtos).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma envolvida desloca-se ao espaço, conforme a sua organização de sala e de acordo com as condições climatéricas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na fase da limpeza, foram retiradas todas as pedras do terreno e arrancadas as ervas daninhas. De seguida procedeu-se à divisão de pequenos talhões que foram atribuídos às turmas envolvidas no projeto. Na horta existe um compostor que contribui para a fertilização do terreno. A este processo de fertilização foi complementado com a aplicação de composto orgânico fornecido pela autarquia.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com cascas de frutas e de outros produtos orgânicos oriundos da cozinha.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Diversidade de legumes: ervilhas, favas, brócolos, alfaces, rabanetes, nabiça, pimentos, beringelas, chuchus, batata-doce, tomateiros (cherry, coração de boi), pepinos, couves, arbustos (phisális, maracujás) e árvores de fruto (amendoeira, figueira, laranjeiras, limoeiro, mamoeiro e macieira).
Flores amigas da horta (goivos, cravos da Ìndia, alecrim,...)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita por volta das 8h 20 min ou pelas 17h/18 h. É feita com água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: