Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica da Mexilhoeira da Carregação (Lagoa (Algarve))

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde sempre que existe um pequeno espaço destinado à horta horizontal. No ano letivo transato foram criadas duas hortas verticais e, no presente ano letivo, foram criados dois novos espaços destinados à horta horizontal.

2. Área aproximada da horta (m²):

Horizontal: 40 m2, Vertical Pré-escolar: 4m2, Vertical 1.º Ciclo: 5m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Português, Matemática, Cidadania e Desenvolvimento e Expressões artísticas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

135

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias tiveram um envolvimento ativo nas Hortas (horizontal e vertical), nomeadamente através da doação de sementes, de plantas, de terra e de estrume de vaca. Ao longo do ano letivo, as famílias tiveram oportunidade de participar nas reuniões do Conselho do Eco-Escolas e sempre que a planificação de cada turma contemplou atividades direcionadas para as hortas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos, pais e outros familiares, professores e assistentes operacionais mostraram-se muito motivados com todas as atividades realizadas em torno das hortas. Desde a preparação, quer na horta horizontal, quer na horta vertical, à sua manutenção, os alunos adquiriram conhecimentos de diversa ordem, muito para além da origem dos alimentos. Estimulou-se todos os sentidos dos alunos, incentivou-se ao consumo de alimentos mais saudáveis e registou-se um feedback positivo na prática, sensibilizou-se para uma maior consciência e responsabilidade ambiental, tendo-se verificado na ação dos alunos um maior cuidado com a natureza, promoveu-se o trabalho de equipa tendo-se conseguido fomentar valores humanos tais como paciência, responsabilidade, autonomia, cooperação e resiliência, entre outras, proporcionou-se experiências coordenação motora e de observação de diversas espécies agrícolas, verificando-se um maior controlo motor aquando das ações de manutenção das hortas e de enriquecimento sobre cada espécie observada. Os alunos, para além de terem a oportunidade de degustar os produtos colhidos na horta, tiveram a oportunidade de vender alguns deles.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos dos espaços destinados à horta pedagógica (verticais e horizontais), foram dinamizados por todos os alunos da escola, tanto do ensino Pré-Escolar, como do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, e de forma articulada entre todos os docentes envolvidos, os alunos do 1.º Ciclo procederam à limpeza, plantação/sementeira, manutenção (limpeza e rega) e colheita dos produtos agrícolas produzidos nesta horta da horta vertical do 1.º Ciclo e dos dois espaços de horta horizontal. Os alunos do Pré-Escolar fizeram o mesmo tipo de trabalho na horta vertical existente junto às duas salas deste nível de ensino.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita com utensílios agrícolas, tais como enxadas e sachos e não foram feitas quaisquer ações de fertilização, para além do uso de estrume e de casca de ovos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomateiros, favas, batatas, alhos, alfaces, curcuma, morangueiros, framboeseira, salsa, manjericão, coentros, feijão, alface, espinafres, hortelã, rabanetes, couves-de-bruxelas, couve-flor, brócolos e girassol.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 30kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na escola e venda de alguns produtos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada turma foi responsável por regar a parte da horta que cultivou. A rega realizou-se, preferencialmente, no início/final do dia de aulas e de acordo com as necessidades de cada cultura e tendo em conta o estado do tempo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através da observação direta sempre que se faz uma atividade de trabalho direto nas hortas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Observamos piolhos nas favas e combatemo-los usando água com urtigas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A apanha das favas foi realizada duas vezes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A apanha das nêsperas foi realizada várias vezes.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A apanha das alfaces foi realizada duas vezes e das batatas uma vez.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/Escola-Básica-da-Mexilhoeira-da-Carregação-103638372183139/