Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (Vila Real de Santo António)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Com a disposição atual, há um ano. Anteriormente existiam apenas canteiros de aromáticas.

2. Área aproximada da horta (m²):

70 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área de Integração; Português; Cozinha e Pastelaria; Língua Francesa e Língua Inglesa; Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

33

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Para grande parte dos alunos do 1º ano (10º profissional), o contacto com a horta pedagógica constituiu a primeira experiência a "mexer" na terra. Os alunos do 2º e 3º ano (11º e 12ª) já haviam participado na construção da horta no ano letivo anterior.
Os produtos retirados da horta foram utilizados nas aulas práticas de cozinha e bar. As ervas aromáticas foram também utilizadas nas experiências do clube de ciência viva da escola, o Med_Lab, com experiências gastronómicas na área das conservas e da alimentação saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A turma de 2º ano ficou responsável por um dos canteiros, sendo uma das tarefas da disciplina de Área de Integração. Os outros dois canteiros ficaram da responsabilidade das duas outras turmas. O segurança e a professora de Português supervisionam a necessidade de rega e os alunos, rotativamente cumprem essa tarefa. Todos os alunos colaboram no controlo e remoção de pragas. A cada semana, combinamos informalmente que turma irá regar e tratar da horta. A escola é bastante pequena, pelo que o ambiente é muito familiar, não sendo necessária uma escala formal de tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente foi feita a limpeza manual do solo, arrancando as plantas antigas e limpando as pedras e paus. De seguida, a terra foi toda remexida com ancinho e pequenos sachos. A fertilização foi feita com composto líquido, resultante dos dois compostores da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos de cascas de vegetais da cozinha e borras de café do restaurante/bar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nabo
Alface
Cebola
Repolho
Courgette
Aromáticas - salsa; coentros; tomilho; hortelã pimenta; hortelã; hortelã chocolate

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não foi feito esse controlo. Uma parte do canteiro não produziu, provavelmente por algum erro na plantação, mas na área restante, foram colhidos nabos, alfaces, cebolas, repolhos e courgettes.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram todos usados nas aulas de confecção de cozinha e as aromáticas nas aulas de cozinha e nas aulas de bar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Apesar de ser uma das metas deste ano, não conseguimos orçamentar a colocação de um sistema de rega. Assim, a rega é feita através de mangueira, mas apenas quando necessário e procurando racionar o uso de água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A partir do momento em que começaram a surgir as primeiras folhas, esse controlo foi feito manualmente, removendo búzios, lagartas e caracóis. Colocámos casca de ovo ao redor dos caules, para tentar diminuir o número de bichinhos, mas não deu grande resultado. Acima de tudo, evitou-se o uso de quaisquer químicos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Búzios, caracóis e lagartas. Foram removidos manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos confecionam sopas e saladas com os legumes colhidos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As ervas aromáticas são utilizadas nas aulas práticas de restaurante/bar

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: