Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB de Branca (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Vamos iniciar a horta este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

112

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ao longo do ano, através:
- partilha de conhecimentos intergeracional;
- contributo para as sementes/plantas;
- presença de alguns pais na escola para ajudar na sementeira e manutenção da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Com a criação da horta pretendemos:
- Promover a sustentabilidade;
- Estimular o consumo de produtos hortícolas, preferencialmente de origem biológica;
- Sensibilizar a importância de uma alimentação saudável e variada;
- Envolver toda a comunidade escolar;
- Estimular o interesse e a criatividade na busca de soluções mais sustentáveis.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está organizada em canteiros, onde cada turma ficará responsável pelo seu canteiro.
Semanalmente faz-se a manutenção da horta, tais como: regar, colher, retirar ervas daninhas, fazer compostagem, colocar "manta", espaçar e replantar algumas das plantas, colocar canas para sustentar algumas plantas, colocar produtos biológicos para afastar parasitas (suco de urtigas), colocar adereços para afugentar os pássaros (pacotes de leite, fitas, espantalho...), colocar placas identificativas das plantas...

7. Como é feita a preparação do solo?

São utilizadas técnicas de cultivo e fertilização tradicionais e amigas do ambiente, tais como a permacultura. Para a limpeza, preparação e manutenção do solo foram arrancadas ervas daninhas (com mãos e ferramentas tradicionais), colocada uma "manta" (para permitir manter o solo mais húmido) e aplicados produtos biológicos e plantação de sementes e funcho (para afugentar os parasitas).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No compostor da escola; com os desperdícios da fruta escolar, folhas das árvores e ervas da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Um canteiro com ervas aromáticas e chás;
Um canteiro com flores.
Um canteiro por turma (5) com:
Vegetais/Legumes: alface, rúcula, rabanetes, curgete, couve, espinafres, batatas, feijão, abóbora, pepino, batata doce, alho francês, pimentos, cenouras...
Fruta: morangos, tomates, melancia, fisális...

Algumas das consociações instaladas:
Abóbora / feijão e milho
Alface / cenoura e rabanetes
Feijão verde / batata
Pimento / tomate

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Nesta altura ainda estão em crescimento (maio). Até à data já foram colhidas: 200g de ervilhas; 10 morangos e 7 rabanetes.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio (sopa, saladas ou doce);
Distribuição pelos alunos;
Consoante a quantidade, há a possibilidade dos produtos serem entregues a uma instituição local.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com o aproveitamento das águas pluviais, com regador e com mangueira (água da rede).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Tentamos recorrer a técnicas naturais, utilizados na agricultura biológica, que combatem e previnem pragas e doenças, evitando prejudicar a Natureza: suco de urtigas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Alguns bichos e pássaros.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Venda/doação de produtos da horta.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas / saladas e doce:
Esta atividade ainda não foi realizada, pois ainda não existe quantidade suficiente até à data para a sua concretização.
A confeção do doce, só será realizada em setembro, com a colheita das abóboras.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
Foram abordados diversos conteúdos, em articulação com as diferentes disciplinas na horta (ex: plantas, ciclo da água, medidas e comprimentos, desenho, escrita de textos, pesquisas...).
Contributo de alguns familiares na partilha de conhecimentos sobre a manutenção de uma horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Entrega dos produtos da horta aos alunos / instituição
Algumas turmas puderam degustar alguns dos produtos colhidos. Noutras foram distribuídos pelos alunos, que levaram para casa de forma simbólica.
A doação dos produtos em "excesso" ainda não foi realizada, pois ainda não existe quantidade suficiente até à data.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Pretendemos trabalhar o currículo dos diferentes anos de escolaridade, de forma articulada, tendo como tema central a horta.
Fomentar para a sustentabilidade, em articulação com o Projeto Educativo do Agrupamento.
Envolver a comunidade educativa (famílias, assistentes operacionais, associação de pais...).

15.1. Link para a página da horta:

ClassDojo das turmas.