Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2/3 S Mestre Martins Correia (Golegã)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início do ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

superior a 50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Agricultura, Transformação, Mecanização e Estudo do meio,

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que são solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Incentivo à agricultura biológica, proteção da biodiversidade.
Agricultura sustentável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O espaço está dividido em hortas mais pequenas sendo que cada um dos espaços é cuidado por um grupo de alunos. Nas aulas prática com a orientação da professora cada espaço.....

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi feita uma lavoura de fundo e gradagem com a colaboração de alguns Encarregados de Educação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com material orgânico proveniente do bar e da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervilhas; Couve Flor; Brócolos; Alface; Salsa; Coentros; Favas; Couves; Cenouras; Batata; Milho;

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É tudo biológico. não sendo Necessário nenhuma intervenção uma vez que não houve nenhuma praga o doença em qualquer uma das culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola tem sido feita semanalmente conforme os produtos que há para venda.
Todas as semanas há uma equipa gestora para dividir as tarefas pelos colegas, fazendo a prospeção do mercado.
A venda ocorre em circuitos curtos (da horta diretamente para o consumidor).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas são diárias, aplicando os conhecimentos lecionados nas aulas teóricas às aulas práticas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: