Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Bom Nome (Santo Tirso)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática, Expressões, Cidadania, Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

240

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

7

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é um excelente meio para despertar o interesse dos alunos para a alimentação saudável.
Através da horta, os professores, trabalharam os mais variados temas, tendo sido muito benéfico para os alunos. Estes, ao longo do ano letivo tiveram oportunidade de observar diretamente o crescimento e o desenvolvimento das espécies cultivadas tendo consumido alguns dos produtos na cantina da escola.
Em suma, no contexto escolar, a horta, trouxe benefícios tanto para professores, como para os alunos, no sentido de se ter usado a interdisciplinaridade e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou no lanche escolar, o que os auxiliou na promoção da sua saúde.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano letivo todos os alunos trataram da preparação do terreno e da plantação com o auxílio dos auxiliares de ação educativa e professores.
Os alunos do pré escolar trataram das sementeiras para posteriormente serem colocadas na horta.
Os alunos do 1ºciclo foram os responsáveis pela limpeza do terreno, da plantação, da rega, da colheita e também a manutenção da horta.
A manutenção também foi assegurada pelos auxiliares de ação educativa.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita através da remoção das ervas daninhas, de seguida revirou-se a terra, com o auxílio de uma enxada, para que ela ficasse fofa.
Para a fertilização, utilizou-se adubo natural, como o pó das capsulas de café usado e as cascas de fruta, como por exemplo cascas de maçã, pera, etc.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem, é bastante natural é feita essencialmente da decomposição de cascas de frutas e de existentes na escola. Os auxiliares responsáveis pela limpeza e manutenção dos espaços verdes da escola colocam lá tudo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Relativamente às culturas, estas são: ervas aromáticas (hortelã, salsa, tomilho, coentros), favas, couves, batata doce, tomates, morangos, courgettes e ainda se colocaram algumas flores.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

6kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Distribuição pela comunidade Educativa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando está a chover, são colocados baldes à chuva, para ser feita a recolha de água e posteriormente colocados em garrafões para que se possa usar na época do ano mais seca.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Elaboração de "Pratos Divertidos e Saborosos" com fruta.
Estimulação parea uma alimentação saudável e reforço da ingestão de fruta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Abordagem dos alunos do 4º ano para a importância da toma de um Pequeno Almoço saudável.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Alimentação Saudável. A importância dos alunos do 2º ano sobre o consumo de sopa.
Anãilse do Conto "Caldo de Pedra" de Maria Teresa dos Santos Silva.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Ao longo do ano letivo, os alunos e toda a comunidade educativa, teve a oportunidade de verificar o crescimento deas cukturas e de as degostar em pratos , ou lanches da escola,

15.1. Link para a página da horta: