Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Centro Escolar de Arrifana (Vila Nova de Poiares)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

há 4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

31 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, português, matemática, cidaddania e desenvolvimentoe Área do Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

57

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitados

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Com esta atividade foi possível promover a troca de experiências e técnicas utilizadas na infância dos pais em contexto agrícola. As crianças tiveram a oportunidade de observar e participar na preparação e cultivo da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente um grupo/turma está responsável por cuidar da horta juntamente com uma das assistentes operacionais.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado com a ajuda do funcionário da junta de freguesia, que cavou a terra. As crianças, professoras, educadoras e assistentes operacionais completaram , limpando e preparando o terreno para as culturas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebolo, batata, cenoura, alfaces, feijão verde, couve serrana, hortelã pimenta, salsa, couve coração, pimenteiras, morangos, feijão mocho, abóbora e tomate.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Nesta altura (31 de maio) as batatas, feijão verde, tomate, couve, cebola e cenouras ainda não estão devidamente desenvolvidas para serem recolhidas. Apenas recolhemos algumas alfaces, salsa e morangos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Recolhemos salsa, alfaces e morangos, que estão a ser utilizadas na salada e salada de frutas na cantina escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com as águas recolhidas da chuva e água da rede. As regas são feitas no início da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não houve pragas, apenas plantámos hortelã pimenta para afastar alguns insetos e colocámos cinza ao redor das alfaces.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de saladas com alface - 2 vezes
salada de fruta - uma vez

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta -
As crianças dinamizaram atividades de germinação de feijões na sala, depois foram plantar os feijões já germinados na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Observação de plantas e das suas raízes - tipos de raíz e partes das plantas

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: