Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Este ano estávamos para realizar a horta com recurso a uma estufa de (3mx4m), que ainda não foi entregue por falta de Stock. Assim, recorremos a um pequeno canteiro ( 1mx1m) e alguns pneus par mantermos a atividade.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio, Cidadania, Matemática, Português /linguagem, expressão plástica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

16 (1º ciclo) + 25 (JI)

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias vão colaborando ao longo do ano, de acordo com as nossas necessidades. Têm enviado terra para fazer a germinação/sementeiras e envio de sementes ou plantas. Ajudaram a recuperar os hotéis de insetos. Trouxeram garrafões para as plantações.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os encarregados de educação apreciam o esforço para mantermos o espaço exterior agradável e mostram curiosidade pelos cultivos e plantações ajudando com o necessário. As crianças vão-se deslumbrando/aprendendo com as descobertas relativas à germinação e crescimento das plantas, à observação dos pequenos seres que habitam no jardim. Na hora da colheita deliciam-se com o resultado das suas sementeira/plantações.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas envolvidas diretamente têm um mapa semanal de tarefas que contemplam a manutenção dos espaços exteriores onde se situa o jardim e a pequena horta assim como da rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza dos espaços destinados ao jardim é feita com a colaboração do pessoal da junta de freguesia, uma vez que é uma área razoável. Crianças e adultos do Centro Escolar vão arrancando as ervas daninhas que vão aparecendo no local das sementeiras e fazendo o controle dos caracóis.
O solo é fertilizado com composto trazido por docentes que possuem compostor em casa e pelo composto que vai sendo realizado num espaço do JI.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Este ano, como o compostor se desmanchou e como íamos ter equipamento novo ( a estufa que iremos receber também tem equipamento para moer os resíduos vegetais), fazemos a recolha das cascas da fruta escolar e folhas secas colocando diretamente na terra na proporção de um para dois.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, cebolas, feijão, alfaces, tomateiros, sardinheiras, couve, marmeleiro, morangueiros, milho abóboras, pepinos, calêndulas e cravos túnicos, pepinos, alecrim.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Favas - 2k
morangos
Morangos- 16 pés que estão a dar morangos mas ainda muito escassos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumido pelas crianças.Os morangos vão sendo recolhidos durante a semana e à sexta são consumidos em salada de fruta ou simples(JI)
Cada aluno vai comendo os morangos do seu morangueiro.(1º ciclo)
As favas foram confecionadas no J.I. e fizemos um " lanche".

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Para podermos aproveitar a água pluvial ao máximo, enchemos garrafões com a água do deposito de recolha de água da chuva, para que este esteja mais vazio para receber mais água. O grande problema é que não chove!

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Diariamente na hora do recreio a criança responsável e os adultos verificam o que se passa na horta e jardim.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Temos muitos caracóis. As crianças e adultos vão fazendo a sua recolha.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A confecção das favas.
Foi uma cultura que teve grande sucesso. Por ser uma cultura de inverno as faveiras desenvolveram-se muito bem e deram vagens muito compridas
As crianças gostaram muito comparar os seus tamanhos, de colher e descascar as favas, comparando o numero de grãos
Para podermos provar, perguntamos como se cozinhavam, juntamos os ingredientes e passamos à ação. Foi uma surpresa verificar que havia crianças que gostavam muito de favas e outras que se atreveram a provar e até gostaram.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: